Vasco inicia 2014 com melhor defesa e ataque do Estadual

Terça-feira, 04/02/2014 - 07:37
comentário(s)

Um dos fatores principais para o desempenho ruim do Vasco no ano passado foi o sério problema com a defesa, que foi a terceira mais vazada do Brasileirão. Nesta temporada, no entanto, a equipe está com o corpo fechado, tem a melhor defesa do Estadual e já chegou ao terceiro jogo seguido sem sofrer gol, marca que não era alcançada desde julho de 2012.

O técnico Adilson Batista atribui a melhora no setor defensivo ao fato de que os jogadores de frente ajudam na marcação e à confiança adquirida após a chegada do goleiro Martin Silva:

– É importante ficar três jogos sem sofrer gols. Os atletas sabem jogar nesta linha de quatro e o pessoal lá da frente está bastante dedicado, todos têm noção de cobertura, espaço e têm colaborado muito com a defesa. Os jogadores estão se entendendo e o próprio Martin Silva passa esta segurança para o time.

O goleiro não sabe o que é sofrer gol desde que chegou ao Cruz-Maltino e já caiu nas graças da torcida. Durante a vitória sobre o Botafogo, no último domingo, ele chegou a ser aplaudido ao levar um cartão amarelo. O técnico Adilson Batista brincou com o fato.

– O Martin até quando leva cartão é aplaudido (risos). Mas ele realmente transmite esta segurança que o setor defensivo precisa – declarou.

Outro fator importante para a evolução da defesa é a manutenção do setor. Adilson conseguiu escalar o mesmo quarteto defensivo desde a primeira rodada do Estadual.

Com duas goleadas seguidas, por 6 a 0 e 4 a 0 – contra Friburguense e Audax –, o Cruz-Maltino provou mostrou ter também poder de fogo. Com isso, além da melhor defesa, o Vasco tem também o melhor ataque do Carioca e está invicto.

Carente por dias melhores, a torcida não contém a euforia e já acredita na conquista do Estadual, que não vai para a Colina desde 2003.

MOTIVOS DA BOA FASE

Manutenção
Adilson Batista tem escalado o mesmo quarteto defensivo desde a primeira rodada do Campeonato Carioca.

Entrosamento
Embora tenham começado a jogar juntos somente este ano, Rodrigo e Luan têm conseguido obter um entrosamento rápido.

Volantes
Guiñazú e Aranda têm protegido muito bem a zaga, dando o combate nos adversários e facilitando o serviço dos defensores.

Voluntariosos
Jogadores como Fellipe Bastos e até mesmo o atacante William Barbio têm voltado constantemente para ajudar na defesa.

Fonte: Lancenet