Com 9,5% da preferência, Vasco tem a 2ª maior torcida da Região Norte, aponta levantamento

Quarta-feira, 08/01/2014 - 08:06
comentário(s)

A Pesquisa da Vez: Região Norte – compilação EXCLUSIVA

Feliz 2014, leitores! O Blog Teoria dos Jogos regressa de um breve recesso com a publicação que muitos esperavam: a configuração de torcidas da região Norte, primeira a ser completamente mapeada após a série de pesquisas exclusivas em parceria com o Instituto GPP.

Antes, algumas considerações. O instituto passou pelos estados do Pará (confira aqui), Amapá (aqui), Acre (aqui), Tocantins (aqui) e Rondônia (aqui). Mapeou também o Amazonas, mas neste o Blog publicou pesquisa de outro instituto. Como os números foram bastante semelhantes, não há qualquer prejuízo à configuração final. Por fim, o único estado não contemplado foi Roraima, que responde por apenas 3% da população total - também não comprometendo o mapeamento regional anunciado.

Vamos, portanto, aos tão aguardados números. Veremos que os mesmos são bastante diferentes do que outras pesquisas divulgaram recentemente:

Detalhamento da pesquisa

Localidade: Região Norte do Brasil

Instituto: GPP

Amostra: 4.244 entrevistas entre agosto e setembro de 2013;

Margem de erro: 1,5 p.p



Por ora, nada mudou com relação ao que sempre foi verificado. O Flamengo detém a maior torcida com larga margem (31,9%) e viés de alta. Isto significa que, no futuro, haverá ainda mais rubro-negros em sua região de maior predominância. A segunda maior torcida é a do Vasco (9,5%), seguido de perto pelo Corinthians (8,6%). Beneficiados pela grande população paraense (48% do total da região Norte), Remo (7,2%) e Paysandu (6,9%) fazem bonito. Em seguida estão São Paulo (5,1%), Palmeiras (3,8%), Botafogo (2,1%), Santos (1,7%) e Fluminense (1%).

Em números absolutos, são:

5,4 milhões de flamenguistas

1,6 milhões de vascaínos

1,4 milhões de corintianos

1,2 milhões de remistas

1,1 milhões de bicolores

800 mil são paulinos

600 mil palmeirenses

300 mil botafoguenses

200 mil santistas

100 mil tricolores

Neste ponto, uma comparação. Em pesquisa publicada pela Pluri/Stochos no ano passado, atribuiu-se ao Flamengo liderança na região com apenas 22,5%, sendo o Corinthians o vice-líder (12%) e o Vasco apenas terceiro (8,2%). A diferença de 9,4 pontos percentuais representa incríveis 1,5 milhão de flamenguistas a menos. Em direção oposta, identificou-se 500 mil corintianos a mais (3,4 p.p). No total, diferença bruta de 2 milhões de torcedores entre flamenguistas e corintianos. Na opinião do Blog Teoria dos Jogos, embora a amostra desta pesquisa parecesse robusta (21.049 entrevistados), o baixo número de municípios (146) comprometeu a fidedignidade dos números. Pesquisas mensuram a realidade da amostra, o que pode ser diferente da realidade local. Assim, a baixa margem de erro da pesquisa Pluri/Stochos (0,68 p.p) se mostrou fiel aos municípios pesquisados, não necessariamente à região como um todo.

A configuração entre capital e interior:



Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras são maiores no interior do que nas capitais. Isto se dá por conta de Belém, que concentra a maioria da força de Remo e Paysandu. A única das grandes torcidas a seguir a tendência dos paraenses é a do Vasco, concentrada nas metrópoles.

Por sexo e faixa etária:



O Flamengo é ainda maior quando se consideram apenas homens: 34,3% das preferências. Entre eles, também não existe empate técnico envolvendo vascaínos (10,6%) e corintianos (8,1%). Apenas o Corinthians possui mais mulheres (9,2%) do que homens em seus quadros.

Por idade, rubro-negros garantem a “perpetuação da espécie” subindo a 37,3% dos jovens entre 16 e 24 anos. Mas há reversão na segunda colocação: O Vasco só é maior que o Corinthians entre aqueles com mais de 35 anos. A Fiel sai de 3,5% dos mais velhos para 13,8% dos jovens, crescimento proporcionalmente menor apenas que o de são paulinos (de 1,2% para 9,6%). O Paysandu já teve a maior torcida do Norte – 19,2% daqueles acima de 60 anos – mas desaba a 3,9%, enquanto o Remo vai ainda pior (2,7%). Também vão mal entre jovens o Botafogo (1,1%) e o Fluminense (0,2%). Palmeirenses e santistas dobram de tamanho.

Por grau de instrução e nível de renda:





Vasco, Palmeiras, Botafogo, Santos e Fluminense são os clubes que apresentam torcedores com nível universitário em proporção superior à média geral. Em direção oposta, o Flamengo possui o melhor poder aquisitivo entre as torcidas do Norte: 34,4% dos adeptos auferem mais de 5 salários mínimos. Remo e Paysandu são maiores entre os mais pobres.

Um grande abraço e saudações!

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com