Daniel Gonçalves fala sobre a preparação física do Vasco para a temporada 2014

Sexta-feira, 27/12/2013 - 15:23
comentário(s)

Fim de ano é sinônimo de festividades, com a família reunida e celebrando o nascimento de Jesus, a passagem de ano e também muito consumo de alimentos ricos em gordura e bebidas alcoólicas. Isso gera preocupação, principalmente com atletas, e o preparador físico do Vasco, Daniel Gonçalves, explicou à Rádio Tupi como orienta os jogadores do Vasco nessa época do ano em relação à alimentação:

“Nessa época de festividade, nada melhor que a gente comemorar não só a passagem de Jesus em nossas vidas, mas também com a presença de nossos familiares com muita energia positiva. A comemoração faz parte, os alimentos normalmente são mais ricos em gordura, mais apetitosos grande parte deles, sempre acompanhando com alguma coisa de bebida alcoólica, um vinho ou então uma cerveja. O que a gente orienta aos atletas é que eles façam o uso com moderação, não só na alimentação, mas como o uso de bebida alcoólica, a gente não impede a utilização desses produtos, porém, caso se excedam, consequentemente vão incorrer em aumento de peso e metabolismo mais dificultado para absorver todas essas substâncias que trazem mais trabalho para o organismo poder digerir. Os atletas, quando chegarem no dia 6 de janeiro para se reapresentarem, teriam mais dificuldade para se recondicionarem. A gente procura sempre orientar, não só nós, a fisiologia, mas todo o departamento de futebol do clube para que os atletas tenham uma alimentação mais regrada e não extrapolem o limite estipulado para seus retornos.”

Daniel disse também como se dará a preparação do Vasco, tendo em vista que o Campeonato Carioca se inicia em 18 de janeiro:

“A gente acaba se adaptando à realidade do calendário, não procuramos colocar justificativas para insucessos no calendário, mas com certeza o calendário é inadequado. Isso atrapalha diretamente o desempenho em campo e consequentemente a qualidade do espetáculo cai. Os atletas em São Januário realizarão os testes clínicos e outros testes de ordem física e paralelamente faremos os testes fisiológicos para sabermos as condições dos atletas para individualizarmos os treinos. A partir daí os treinamentos serão em 2 períodos a partir do dia 6, os que estiverem realizando os trabalhos físicos e clínicos já estarão treinando para que a gente consiga o mais prontamente possível colocar esses atletas numa condição ideal ou perto da ideal para disputar o primeiro turno do Carioca conforme a tradição e de acordo com o que o torcedor do Vasco merece.”

Fonte: Supervasco