Basquete: Há 12 anos, Vasco se sagrava bicampeão estadual

Quarta-feira, 18/12/2013 - 03:32
comentário(s)

Lembrar de histórias marcantes e grandes fatos sempre é agradável. E em um mesmo dia 16 de dezembro, só que há 12 anos, seria escrito um pouco mais da gloriosa história Vascaína no basquete.

Naquele ano de 2001, o Vasco, que já havia ganho o bicampeonato brasileiro de basquete por três jogos a zero sobre o Ribeirão Preto, disputava mais uma final. Dessa vez, o adversário era o Flamengo e o torneio era o estadual.

O adversário, comandado por Miguel Ângelo da Luz, contava com Ratto e ninguém menos que o maior jogador do basquetebol nacional: Oscar. Mas pelo lado Cruz-maltino, o técnico Hélio Rubens contava com feras como Helinho, Charles Byrd, Rogério e um menino que atendia pelo apelido de Nenê.

A partida decisiva aconteceu em uma manhã de domingo, no ginásio do Maracanãzinho, e era o quarto jogo de uma série de cinco partidas. O Vasco ganhou a primeira por 113 a 107, perdeu a segunda por 101 a 95 e voltou a ficar em vantagem com um 99 a 88 no terceiro duelo da decisão.

Após um primeiro tempo em que o Vasco da Gama alternou um bom primeiro quarto e foi dominado no segundo, o Flamengo foi para o vestiário com vantagem de dez pontos no marcador. Veio o segundo tempo e os atletas da Colina voltaram a acertar na mão e terminaram o terceiro quarto empatados em 69 a 69. No derradeiro período, o Vasco voltou com força máxima e abriu nove pontos de vantagem. A partir daí, foi só administrar e esperar o relógio correr para soltar o grito de bicampeão (novamente). Final: Vasco da Gama 93 x 83 Flamengo.

VASCO: Helinho (17), Charles Byrd (17), Rogério (26), Nenê (12) e Sandro Varejão (14). Entraram Manteiguinha, Mingão (3), Mike Higgins e Jamison (4) - Técnico: Hélio Rubens.

FLAMENGO: Ratto (25), Dedé (13), Oscar (16), Léo (14) e Janjão (7). Entraram Pedro (1), Ricardinho (4), Aylton e Olívia (3) - Técnico: Miguel Ângelo da Luz.

Fonte: Site oficial do Vasco