Feminino: Treinador Anthony Menezes fala sobre a temporada 100% do Sub-17 do Vasco

Segunda-feira, 16/12/2013 - 10:34
comentário(s)

Se tem uma categoria contribuiu bastante para o sucesso do Futebol Feminino do Vasco nos últimos anos essa foi a sub-17. Campeã do Mundo no ano passado em Portugal, a equipe juvenil voltou a brilhar e levar o nome do Gigante da Colina ao topo em 2013. As Meninas de São Januário venceram as três competições que disputaram na temporada e mostraram que o trabalho de base realizado pelo cruzmaltino segue sendo muito forte.

Um dos responsáveis pelo sucesso do time sub-17 é o treinador Anthony Menezes. Ao lado de seu fiel escudeiro, o auxiliar e preparador físico Luí Toledo, o jovem profissional reformulou o elenco, que perdeu jogadoras importantes no início da temporada, e conduziu o Vasco a novas conquistas na categoria. Após a conquista do torneio nacional com o Colégio Vasco da Gama, Tony conversou com a reportagem do Programa Só dá Vasco e falou sobre o fabuloso ano à frente das Meninas da Colina.

Confira a entrevista exclusiva:

- Início no Vasco

"Comecei no Vasco em 2010. Trabalhei como voluntário durante três meses na Academia de Futebol Feminino. No ano seguinte, em 2011, surgiu uma oportunidade como estagiário no mesmo local. Permaneci mostrando meu trabalho até o final do ano. Foi quando o departamento me colocou como auxiliar-técnico da equipe sub-15. Essa experiência me fez aprender a trabalhar com uma equipe de alto rendimento de meninas. Eu só tinha trabalhado com meninos. Achei que era difícil, mas com um tempo fui me adaptando. No ano de 2012 fui convidado a assumir a equipe sub-15 e aceitei. Foi um ano de muita responsabilidade, mas deu tudo certo. Em 2013 acabei subindo para o sub-17".

- Trajetória, conquistas dentro do clube e dificuldades ao longo da passagem

"Meu primeiro campeonato como treinador foi em 2012 com o time sub-15. Nós disputamos a Taça Cidade de Nova Iguaçu sub-17 e conseguimos conquistar o título. Vencemos também no mesmo ano a fase regional da Copa Coca-Cola Sub-15. Em 2013 conquistei com as meninas do sub-17 a Taça Cidade de Nova Iguaçu, o Campeonato Carioca e a 1ª Copa do Brasil Escolar. Também comandei o time sub-15 na conquista da etapa regional da Copa Coca-Cola. A maior dificuldade hoje no Futebol Feminino é patrocínio. Muitas meninas deixam de treinar às vezes por não possuírem recursos para se deslocar. Algumas moram longe do local de treino. Elas dividem o futebol com a responsabilidade escolar e ainda buscam ajudar seus pais em seus lares. Muitas fazem cursos e até faltam treino devido a esses acontecimentos. Elas precisam dividir o sonho de ser jogadora com a preparação para uma profissão no futuro. Isso é muita coisa para meninas novas. Ainda não trabalhei com alto rendimento masculino, mas ainda estou pensando em crescer mais como treinador. Tenho fé que o futebol feminino vai alavancar. Espero permanecer dentro da modalidade por um tempo".

- O início difícil e reformulação do elenco sub-17

"O início de 2013 foi preocupante devido a saída de atletas importantes. Uma das que saíram foi a Brena, que é uma excelente jogadora. Ela faria falta para qualquer equipe. Lamentei a saída dela, mas acreditei nas atletas que apostaram no Vasco. Eu disse em fevereiro que montaria uma equipe competitiva e que disputaríamos todas as competições de igual para igual com qualquer outra equipe. Na preleção antes da final da Copa do Brasil Escolar eu relembrei isso para elas. Elas acreditaram e o trabalho deu certo".

- Diferencial do time sub-17

"Com certeza é a vontade de vencer. Elas gostam de estar juntas. Elas sentem prazer em jogar futebol. Elas gostam de treinar e de fazer brincadeiras juntas. Elas são crianças ainda, mas possuem responsabilidades de adultas. Toda essa vontade foi levada para dentro de campo. Esse grupo está preparado para tudo. Elas não estão somente preparadas apenas para jogar mais uma competição de alto nível, mas estão preparadas para a vida. Nós do Departamento de Futebol Feminino estamos sempre pensando além do futebol. Acredito que elas levarão para seus lares, seus empregos e seus grupos de estudo toda essa vontade de ajudar e respeitar o próximo. Elas são pessoas de caráter. No Vasco é isso que pregamos. Elas podem chegar muito longe, pois estão sendo preparadas para isso".

- Satisfação pessoal e reconhecimento das atletas

"Trabalhar no Futebol Feminino não é fácil. A estrutura ainda precisa melhorar muito. Na hora de uma grande conquista passa muita coisa pela cabeça. Eu e meu preparador físico Luí Toledo, que foi peça fundamental neste ano de 2013, trabalhamos demais para isso acontecer. A emoção do trabalho que se tem feito dar certo é muito grande. Receber agradecimentos das atletas e de seus responsáveis é emocionante. Fico feliz quando as pessoas pedem para tirar foto com a gente que faz parte do Departamento de Futebol Feminino. Nós trabalhos muito para levar o nome do Vasco sempre ao ponto mais alto. É gratificante demais esse reconhecimento. Espero continuar dando alegrias para todos com meu trabalho. Espero conquistar mais títulos".

- Expectativa para 2014

"A equipe sub 17 continuará forte em 2014. As atletas que vão subir de categoria, as que são nascidas em 1998, possuem muita qualidade. O grupo seguirá sendo forte, mas precisará trabalhar muito para repetir o desempenho deste ano. Estaremos disputando as mesmas competições. A gente espera que o C.R.Vasco da Gama consiga um patrocínio para disputar uma competição internacional. Ainda existe a possibilidades de atletas de outros estados chegaram. Estamos com muitos pedidos. Várias atletas querem jogar no Vasco. Aqui sempre terá espaço para quem deseja trabalhar".

- Conquista da Copa do Brasil Escolar com o Colégio Vasco da Gama

"Esse título veio coroar todo ano de luta, trabalho e dedicação de todos que fazem parte do departamento,. Ao chegarmos em Aracaju ficamos sabendo que a nossa chave era "chave da morte". Era um grupo equilibrado. Apenas uma equipe avançaria de fase. Jogamos três finais. Empatamos com Santa Catarina e ganhamos de Goiás e São Paulo. Foram verdadeiras batalhas. Na semifinal nossa equipe estava muito desgastada e isso me fez chegar a pensar no pior. Elas estavam cansadas, mas tiraram força de algum lugar para derrota a equipe do Pará. Na final elas já estavam melhore. Apenas uma atleta titular não aguentava de tantas dores e ficou de fora da grande final contra Pernambuco. Estou falando da atleta Bruna Bielski. Fomos superiores ao longo do jogo, mas não conseguimos evitar o 0 a 0. No final do jogo eu coloquei a Bruna em campo e graças a Deus ela foi feliz. Foi ela que acertou a cobrança de pênalti que nos deu o título, assim como já havia feito no Campeonato Carioca. Gostaria de parabenizar todas as atletas pelo título da Copa do Brasil Escolar. Elas demonstraram força, poder de superação e alcançaram o objetivo traçado. Conseguiram cumprir mais uma missão. O ano de 2013 foi perfeito! Parabéns ao C.R.Vasco da Gama pelo título da Taça Cidade de Nova Iguaçu, do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil Escolar".

- Mensagem para o torcedor

"Torcedor Vascaíno, a frase que não pode ser esquecida nunca é 'O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR'. Apesar do sofrimento que o momento atual no causa, nós torcedores do Vasco não podemos deixar de demonstrar o nosso amor por esse clube. O mundo do futebol é difícil, mas tenho certeza que as coisas irão melhorar. Torçam com muito amor e carinho. O Vasco terá grandes resultados em 2014. Para torcedores do futebol feminino digo que iremos continuar crescendo".



Fonte: Só Dá Vasco