Superintendente de autarquia do PR e ex-vereador de Curitiba flagrado em meio a briga em Joinville se demite do cargo

Terça-feira, 10/12/2013 - 20:56
comentário(s)

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou na tarde desta terça-feira (10), por meio do Twitter, que recebeu o pedido de demissão do superintendente da PR Projetos, vinculada à Secretaria de Planejamento, Juliano Borghetti. Ele foi flagrado entre os vândalos que se envolveram na briga entre os torcedores do Atlético-PR e do Vasco da Gama, no domingo (8), na Arena Joinville, em Santa Catarina. Borghetti, que também é ex-vereador de Curitiba, aparece no meio dos torcedores no momento da troca de agressões. A assessoria de imprensa do gabinete do governador confirmou a informação divulgada na rede social, porém, não deu mais detalhes sobre o pedido de demissão de Borghetti.

Na carta ao governador Beto Richa, o ex-vereador agradece à confiança depositada a ele no período em que ficou à frente da Ecoparaná. Ele diz que o período foi de "grande aprendizado e da criação de fortes laços amizades com o valoroso corpo de funcionários da instituição e da Secretaria do Turismo". Na carta, Juliano Borghetti afirma que pede o afastamento da superintendência por questões pessoais. O ex-vereador divulgou a carta para a imprensa, mas não se pronunciou sobre o assunto.

Na segunda-feira (9), foi noticiado que Juliano Borghetti era superintendente da Ecoparaná, que é uma empresa vinculada à Secretaria de Turismo do Paraná. Entretanto, nesta terça-feira, a assessoria de imprensa do gabinete do governador explicou que a PR Projetos sucedeu a Ecoparaná, cujo site ainda existe por não ter sido atualizado, conforme a assessoria de imprensa do gabinte. Na própria carta de demissão do ex-vereador, ele se refere à empresa em que era superintendente como Ecoparaná da Secretaria de Turismo.

Em nota, Juliano Borghetti tinha afirmado, na segunda-feira, frequentar jogos do Atlético-PR nos estádios há 30 anos. "Já estive em diversas cidades no Brasil e fora do país e nunca estive envolvido em nenhum episódio de violência. Foi uma atitude da qual me arrependo e por isso venho a público pedir desculpas. Reforço, porém, que não agredi ninguém, nem tampouco sofri qualquer agressão física na situação", diz o ex-vereador.

Borghetti foi vereador entre 2009 e 2012. Ele, juntamente com outros parlamentares, foi autor de um projeto de lei, aprovado pela Câmara, que dispõe sobre a identificação de torcedores nos estádios de futebol da capital paranaense. Pelo texto aprovado, os clubes de futebol são responsáveis pela identificação dos torcedores na compra dos ingressos. A proposta tramitou na Casa após a confusão envolvendo torcedores do Coritiba que depredaram o Estádio Couto Pereira, após o rebaixamento do clube para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, em 2009.

No dia 27 de novembro, Juliano Borghetti foi flagrado pela reportagem do RJTV urinando nas ruas do Rio de Janeiro quando o Atlético-PR disputou a final da Copa do Brasil, contra o Flamengo.

Confusão

A confusão em Santa Catarina marcou a última rodada do Campeonato Brasileiro. Inclusive, a presidente Dilma Rousseff comentou o episódio. Ela condenou a violência e, por meio do microblog Twitter, afirmou que conversou com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, para assegurar a presença da polícia dentro das arenas de futebol e propôs outras medidas para inibir ações violentas de torcidas organizadas.

De acordo com a polícia, três torcedores do Vasco da Gama foram presos e encaminhados para o Presídio Regional de Joinville. Eles foram indiciados por tentativa de homicídio, associação ao crime, danos ao patrimônio e por ferirem alguns artigos do Estatuto do Torcedor.

Quatro pessoas chegaram a ser encaminhadas para o hospital, sendo dois paranaenses. Estevão Viana, de 24 anos, recebeu alta por volta das 10h desta segunda. Já Willian Batista da Silva, de 19 anos, segue internado. De acordo com o boletim médico, o jovem está consciente e com os sinais vitais dentro da normalidade, e a tomografia de controle apontou fratura de crânio.

Fonte: G1