Site é criado para ajudar na identificação de torcedores que brigam nos estádios

Terça-feira, 10/12/2013 - 04:08
comentário(s)

Enquanto a Polícia Militar de Santa Catarina tenta identificar os torcedores envolvidos na confusão durante o jogo entre Atlético-PR e Vasco, um site foi criado para tentar ajudar a punir os envolvidos.

O identificarbrigoes.com.br publicou diversas imagens da briga e dá a opção de qualquer um identificá-los. A página não tem vínculo com a polícia e também não dá a garantia de que o nome da pessoa identificada seja realmente o envolvido na confusão. Mas de 55 imagens disponíveis até o momento, 25 já tiveram a marcação de nome de possíveis brigões.

Fonte: Band.com.br


Torcedor cria site para identificar os ‘brigões dos estádios’

A briga entre torcedores do Atlético-PR e Vasco no último domingo (8 de dezembro), em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, causou repercussão nacional, internacional e, principalmente, entre os amantes de futebol. A violência entre os fãs deixou quatro pessoas internadas, sendo que um deles teve fratura de crânio confirmada.

Após o ocorrido, um torcedor do Paraná decidiu agir para descobrir a identidade das pessoas que estavam envolvidas na confusão da partida. O programador Robert Fernando Schweppe , de 30 anos, criou o site Identifique os brigões, que contém as fotos do momento da confusão na Arena Joinville. Nele é possível marcar as pessoas da foto com nome, endereço do Facebook ou qualquer outra pista que ajude a polícia.

Em entrevista ao FOXSports.com.br, Robert contou que a ideia surgiu logo após a partida: “Aquilo me deixou chateado, quando eu tinha 12 anos eu fui com meu pai em um jogo do Paraná e Flamengo, no qual aconteceu uma briga no estádio. Desde aquele momento meu pai falou que nunca mais iríamos no estádio. As famílias estão perdendo a vez delas no futebol. Fiz isso pelo futebol e pelas famílias nos estádios. Ainda mais com a Copa vindo, temos que tirar essa marginalidade que gira em torno do futebol”.

No site, que já teve 20 mil acessos em um dia, as marcações são públicas, o que causou certa indignação por parte de alguns usuários do Facebook, que acreditam ser perigoso expor os dados de alguém na internet. Porém, de acordo com Robert, o público parece estar levando a sério a ferramenta: “Até agora não ocorreu nada de marcações erradas, só algumas brincadeiras, gente identificando como Barack Obama...mas as pessoas estão levando bem a sério, em geral. Acho que todo mundo já está cansado disso. A ideia é causar uma comoção e ajudar a polícia, o objetivo é acabar com as brigas.”

Das fotos existentes no site, algumas pessoas já foram identificadas pelo público, e a providência delas, segundo o criador, está sendo apagar a conta na rede social: “Quem tem o Facebook identificado está normalmente apagando o perfil, mas independentemente disso, dá para conseguir os dados delas por meio de uma ação judicial. Não adianta apagar, talvez apenas para parar de ser xingado.”

Fonte: Fox Sports