Temporada 2013 da base vascaína é a melhor dos últimos 12 anos em número de títulos

Sexta-feira, 06/12/2013 - 07:56
comentário(s)

As mudanças implementadas no futebol amador pela gestão Roberto Dinamite no final do ano passado começaram a surtir efeito. A maior prova disso foram as recentes conquistas obtidas pelo clube nas categorias pré-mirim e infantil. Um dos responsáveis pela subida de rendimento do Vasco da Gama nas divisões inferiores é o ex-zagueiro Mauro Galvão. Contratado em setembro de 2012 para o cargo de diretor-executivo, o ídolo modificou a estrutura de todas as equipes. As mudanças surtiram efeito e levaram o cruzmaltino a conquistar sete títulos na atual temporada.

Se vencer o Flamengo no próximo sábado (07/12) na decisão do Campeonato Carioca Sub-12, o Vasco alcançará seu melhor rendimento numa temporada na base desde o ano de 2001. Na oportunidade, o clube de São Januário levantou oito troféus. Feliz com os resultados que estão sendo obtidos, Mauro Galvão destacou a forma como o futebol amador vem sendo tratado:

- Buscamos sempre fazer o melhor para o Vasco, até porque trabalhamos para o Vasco. Nós fizemos algumas mudanças. Trouxemos algumas pessoas de confiança. Algumas mudanças aconteceram também neste ano. Eu cheguei ao Vasco em setembro do ano passado. Passamos por algumas dificuldades em virtude do momento financeiro que o Vasco atravessa. A gente precisou dar um jeito e usar a criatividade para realizar o trabalho do nível que a gente entende que precisa ser. Chegamos a um bom patamar, mas ainda queremos melhorar. Queremos dar as melhores condições aos nossos atletas. Temos projetos para melhorar o nosso CT. O principal objetivo da base é servir ao profissional, mas é sempre bom lutar por títulos também. É importante o jogador se habituar a vencer e a ser vitorioso. O Vasco precisa ter jogadores com esse perfil. Nós temos pessoas que colocam o Vasco em primeiro lugar. O Vasco é a principal razão do nosso trabalho - afirmou o antigo camisa 4 ao programa "Só dá Vasco".

A categoria que mais contribuiu para o número elevado de títulos foi a infantil. O time comandando pelo treinador Luiz Felipe conquistou quatro campeonatos. O último troféu foi levantando no último sábado (30/11) dentro do Estádio da Gávea. O desempenho do time sub-15 na temporada foi exaltado por Mauro Galvão:

- O infantil teve um ano muito bom. Conquistou o Estadual, o Guilherme Embry e a Copa da Amizade Brasil-Japão, que é praticamente um minicampeonato brasileiro. Essa equipe soube superar as dificuldades, principalmente o episódio dos seis pontos perdidos. Ela não se abalou em nenhum momento e acabou conquistando o título nas finais contra o Flamengo, que possui uma boa equipe. Acho que a comissão técnica e todos os atletas estão de parabéns pelo trabalho que fizeram - disse o ex-zagueiro ao programa "Só dá Vasco".

A taça conquistada pelos meninos do pré-mirim no final de semana retrasado também não foi esquecida por Galvão. O capitão vascaíno na conquista da Taça Libertadores da América de 1998 exaltou os profissionais que fazem do Gigante da Colina vencedor nas categorias iniciais:

- O importante é que nós estamos dando importância a todas as categorias. A Copa Light é uma competição muito boa, pois ela nos dá a oportunidade de ver os garotos iniciando a carreira dentro da base. É a partir desse torneio que nós conseguimos saber quais jogadores possuem condições de seguir no clube para atuar na categoria mirim. Muitos dos jogadores dessa categoria são oriundos do salão. Participamos desse torneio também para observar atletas de outras equipes. O trabalho realizado pelo Fernando China e pelo Hélio Vaz é muito importante. Cito aqui também o Adriano Barreto, o Vinícius Almeida e Wilson Varela, que trabalham na categoria mirim e conhecem muito de futsal. Além da conquista, estamos festejando também a qualidade do elenco - declarou o diretor-executivo da base ao programa "Só dá Vasco".

A única categoria que não deu títulos ao Vasco em 2013 foi a juvenil. O time sub-17 bateu na trave na Taça Guanabara, onde foi segundo colocado. O clube de São Januário foi campeão com o Pré-Mirim (Copa Light), o Mirim (Espírito Santo Cup), o Infantil (Torneio Guilherme Embry, Taça Guanabara, Copa da Amizade Brasil-Japão e Campeonato Carioca) e o Juniores (Taça Belo Horizonte).

Número de títulos conquistados pela base do Vasco no período 1990 - 2013 (Blog de Base):

2013- 7 títulos (ainda disputa a final do Estadual Sub-12 e o Campeonato Brasileiro Sub-20)
2012- 3 títulos
2011- 3 títulos
2010- 6 títulos
2009- 5 títulos
2008- 6 títulos
2007- 6 títulos
2006- 5 títulos
2005- 3 títulos
2004- 4 títulos
2003- 4 títulos
2002- 3 títulos
2001- 8 títulos
2000- 2 títulos
1999- 7 títulos
1998- 9 títulos
1997- 7 títulos
1996- 5 títulos
1995- 6 títulos
1994- 6 títulos
1993- 5 títulos
1992- 8 títulos
1991- 5 títulos
1990- 4 títulos

Com informações do Programa "Só dá Base/Só dá Vasco".



Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco