Atletismo: Rafael Pereira de Souza Mello, do Vasco, é ouro nos 100m com barreiras dos Jogos Mundiais Escolares

Terça-feira, 03/12/2013 - 14:42
comentário(s)

Rafael Pereira de Souza Mello, atleta da Divisão de Atletismo do Club de Regatas Vasco da Gama e aluno do Colégio Vasco da Gama, foi campeão mundial escolar nos 110 metros com barreiras no último sábado (30/11), em Brasília, onde a Gymnasiade - os Jogos Mundiais Escolares - foi disputada pela primeira vez na América do Sul. Rafael tem apenas 17 anos, sendo nascido no dia 20 de março de 1996.

Rafael Pereira anotou o tempo de 14s12, e ratifica os ótimos resultados obtidos ao longo deste ano. Igor Viana Jerônimo, também brasileiro, ficou em segundo lugar na prova, apenas sete centésimos atrás do vascaíno. O francês Delmeule Thomas completou o pódio, seguido Harun Akin (Turquia), Zhang Shuai (China), Solodov Sergey (Rússia) e Abdulla Atiq (Qatar). O português Fábio Filipe Silva Martins foi desclassificado.

A outra aluna/atleta do Vasco e do Colégio Vasco da Gama que participou desta competição que reúne a elite do esporte escolar, Louise Kenia Maciel Loriano terminou em sexto lugar no lançamento do disco, em prova disputada também no sábado. Ela marcou 32,66 metros, e a russa Bugakova venceu a competição, com 46,44m. Louise também tem 17 anos, sendo de 19 de setembro de 1996.

A Gymnasiade é quadrienal e é o evento mais importante da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), sendo as olimpíadas do esporte escolar e realizadas desde 1990 (no início era bienal). A competição envolve atletas regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio e abrange as seguintes modalidades esportivas: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez.. A idade para os alunos participaram do evento é de 14 a 17 anos. Ela está sendo organizada (como foram as seletivas), pelo Governo do Distrito Federal, pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e pelo Ministério do Esporte. Quarenta países estão participando. As competições se entenderão até esta terça-feira (03/12). Brasil e Rússia disputam a vitória no quadro de medalhas de maneira muito acirrada. Apenas no último dia o país campeão será definido.

A CRVG - Em Todos os Esportes parabeniza e agradece a todos os envolvidos com a Divisão de Atletismo do Clube, em especial à coordenadora-técnica da modalidade Solange Chagas do Valle (ex-atleta do Vasco com quase cinquenta anos de clube se somados ao período como líder da Divisão), pelos resultados obtidos e pela bravura para manter o atletismo vascaíno, tradicionalmente com ótimos resultados ao longo das décadas, em atividade mesmo diante de escassos recursos. O Vasco é o único clube "de camisa" do Rio de Janeiro a manter esta tão nobre modalidade esportiva, tida como a mãe de todas as outras, em sua lista de esportes praticados. E com sensacionais resultados nas categorias de base, como este citado nesta matéria. Muito obrigado e saudações vascaínas! Casaca!



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco