Áudio da narração da final da Copa do Mundo de 1950, com vários vascaínos em campo, está disponível na internet; ouça

Quinta-feira, 28/11/2013 - 06:32
comentário(s)

Um dos grandes achados do ano na vasta imensidão da internet. A narração completa da Rádio Nacional Brasileira da final da Copa do Mundo de 1950. Está tudo neste vídeo, desde o hino nacional até a entrega da taça por Jules Rimet a Obdulio Varela e uma confusão supostamente causada pela presença de muitos fotógrafos.

Interessante notar que o narrador Antonio Cordeiro nada comenta sobre Barbosa após o fatídico gol de Ghiggia. O correspondente em São Paulo entra para noticiar o gol da Espanha no Pacaembu e Cordeiro emenda com um comercial da Brahma (em garrafa ou barril, a melhor cerveja do Brasil). O último lance da partida é um escanteio para o Brasil, que não dá em nada. Após o apito final, as palavras do narrador são sobre o mau desempenho do selecionado nacional: “Desolação natural da torcida aqui no estádio do Maracanã. Porque na realidade foi uma peleja brilhantemente disputada e onde a Seleção Brasileira em nenhum momento correspondeu à expectativa dos aficionados”. E tome comercial da Brahma.

Vale conferir o relato do repórter Cesar de Alencar dentro do campo após o final da partida. “Danilo chora copiosamente no centro do gramado. Os outros jogadores brasileiros já foram todos para o vestiário. Não há mais nenhum jogador brasileiro aqui.” Na entrega da taça, Jules Rimet chega a se irritar com a presença de fotógrafos e “pessoas que não eram para estar aqui”.

Coisa linda é o futebol.

O alerta do vídeo nos foi dado pelo grande Marcelo Druck, um dos expoentes da Associação Latino-Americana dos Amigos do Impedimento. O responsável por subir o áudio no Youtube é o dono do blog O Campo dos Sonhos, que merece toda nossa deferência.



Fonte: Impedimento.org

Nota da NETVASCO: Cinco dos 11 jogadores em campo na final eram do Vasco: Barbosa, Augusto, Danilo, Ademir e Chico, além do treinador Flavio Costa. Mais dois, Friaça (que estava no São Paulo) e Jair (que era do Palmeiras), também haviam marcado época na Colina nos tempos do Expresso da Vitória.