Remo: Saiba como está o andamento das obras na sede náutica da Lagoa

Terça-feira, 19/11/2013 - 13:24
comentário(s)

Com o projeto via Lei de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aprovado desde o ano passado, somente neste segundo segundo semestre de 2013 as obras na Sede Náutica da Lagoa se intensificaram, com as principais delas, por impactarem diretamente no desempenho dos atletas, a nova rampa de treinamentos (deque e plataforma entre a Avenida Borges de Medeiros e a Lagoa Rodrigo de Freitas) e uma moderna sala de musculação.

O projeto desenvolvido pelo clube junto à empresa Jeff Sports – de propriedade de Jefferson Mello – através da lei de incentivo fiscal de isenção de ICMS -, sendo anunciado ainda em 2012, apesar da grande morosidade para ser posto em prática e de, inclusive, ainda incluir itens que estão longe de serem finalizados, dois dos principais, senão os principais, já estão em reta final. Chama atenção o fato de que, ao contrário da Lei de Incentivo ao Esporte, não é requerido ao clube na Lei de ICMS as Certidões Negativas de Débito, apenas à empresa. Por outro lado, com a obtenção das Certidões Negativas de Débito junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, a Divisão de Remo do Vasco visa a aprovar projetos via Lei de Incentivo ao Esporte em Brasília para procurar a captação de recursos juntos a empresas dispostas a descontar seus impostos em troca de financiar o remo vascaíno. A renovação da flotilha, vista como muito desgastada, é tido como primeiro passado a ser tomado assim que esses recursos estiverem disponíveis.

Em reportagem exclusiva que o Blog CRVG - Em Todos os Esportes trouxe no dia 1° de outubro, mostramos que as obras na Sede se intensificaram com fotos e detalhes de todas as reformas previstas (clique aqui para relembrar detalhes de todas as reformas que estão sendo feitas). Deixando de lado melhorias secundárias, trataremos aqui de como se encontram no momento essas duas mais impactantes. Embora o enorme atraso, de muitos meses, deva ser condenado, é indubitável a melhoria para o dia a dia dos atletas que essas melhorias estão trazendo ou vão trazer. É um dos passos para o remo do Vasco voltar ao seu remo, embora o principal ainda esteja longe de ser alcançado: renovação da flotilha e chegada de atletas de ponta. Mas, se o trabalho realizado na base ao longo desse ano já foi bom diante de todos esses problemas, esses incrementos estruturais têm tudo para potencializá-los em 2014.

Clique aqui para ler entrevista com o diretor de remo Joaquim Oliveira e o treinador Marcelo Neves sobre essas reformas, além de saber detalhes sobre outras, como a pintura da fachada e o novo terraço (também parte da matéria veiculada no dia 1° de outubro neste blog).

Nova rampa de treinamentos

Tarefa ainda não executada quando da outra matéria que veiculamos, finalmente a rampa velha, em péssimo estado de conservação e que trazia sérios riscos aos atletas, membros da comissão técnica e qualquer um que trafegasse sobre ela, já foi trocada pela nova, que foi confeccionada em Angra dos Reis pela empresa designada pela Jeff Sports para tanto. A antiga já está colocada de lado, com todo o tráfego de pessoas realizado sobre a nova plataforma/deque. As duas âncoras, partindo de cada um dos dois extremos (portas) da rampa, já estão cravadas na Lagoa, embora uma delas tenha o problema de a Lagoa neste ponto ser muito rasa (perto da beira, onde está assoriado e necessita de dragagem por parte da Comlurb, a quem o Vasco já solicitou) e, assim, fique com uma parte não submersa. Este pequeno problema já está sendo resolvido, sob o comando de Fábio Correa, coordenador da Sede Náutica.

Um dos principais atrativos, sendo considerado pelo treinador Marcelo Neves o seu principal diferencial, já está em pleno funcionamento: trata-se dos simuladores de remo. A nova rampa tem três braços, cada um com espaço para quatro remadores fazerem iniciação no esporte: há um avanço de 600%, já que anteriormente só dois atletas poderiam fazê-lo simultaneamente e, agora, este número passou a doze. Cada um desses doze espaços para simulação já estão com os carrinhos, as braçadeiras e os finca-pés já instalados, sendo já utilizados a pleno vapor pelos atletas da escolinha (pré-equipe) e até eventualmente por atletas já da equipe que queiram treinar determinado aspecto. Há um grande incremento para as escolinhas do clube, que já possui em seu box no Estádio de Remo da Lagoa um empreendimento bem sucedido com sua pré-equipe, que conquistou as três regatas Remo do Futuro realizadas neste ano.

Confira na foto abaixo, sob a supervisão dos professores Carlos Henrique Martins e Bruno de França (à esquerda), atletas da escolinha realizando treinamentos nos novos simuladores de remo da nova rampa, em dia chuvoso:




Os últimos ajustes, por parte da empresa terceirizada, já estão sendo feitos para que problemas serem evitados, sobretudo com transeuntes passando com bicicletas e skates, por exemplo, sobre a rampa, o que faz com que ela se danifique. Junto à Prefeitura, o Vasco procura a melhor maneira de evitar isto. Embora esses ajustes estão sendo feitos, o principal já está em pleno funcionamento e deve ser comemorado por todos do remo vascaíno: a velha e degradada rampa já foi retirada e nova, bem ampla, confortável e segura, já está à disposição para os atletas, tanto para utilizar os simuladores quando para usá-la para cruzar o caminho da garagem até a Lagoa sem os riscos que eram vivenciados anteriormente.

O processo de confecção de rampa em Angra dos Reis, transbordo para o Rio de Janeiro e, por fim, do Estádio de Remo para a parte da Lagoa em frente à Sede Náutica foi bastante moroso, com cada uma dessas etapas levando bastante tempo. Etapa pendente na matéria que trouxemos no dia 1° de outubro, o poitamento (fixação da rampa) foi realizado, e os flutuantes outrora já haviam sido colocados.

Nova sala de musculação

No térreo da Sede Náutica, logo atrás da garagem, esta a novíssima sala de musculação do remo vascaíno. Além dela, em outras duas salas ao lado, também estão sinalizando finalizadas uma sala de ergometria e uma sala de avaliação, esta que será a sala do treinador Marcelo Neves. Todos os aparelhos, de altíssima qualidade (da marca TechnoGym, referência mundial no ramo), que ficaram estocados no subsolo da sede durante muitos meses, já estão instalados.

Nas três salas, o novo piso de maneira já foi colocado, assim como toda a pintura branca da parede e a colocação de vários aparelhos de ar-condicionado. Os vidros, personalizados com adesivos horizontais sobre o Vasco, também já estão cercando a sala de musculação, principal novidade do complexo. Grandes banners com frases de incentivo fotos do remo do Vasco em competição também já foram colocados, e o visual está bem bonito. Como último passo antes da inauguração, que promete reservar surpresa aos vascaínos que acompanham o remo do clube, apenas a questão de alocação dos equipamentos que ainda não foram dispostos nos três espaços.

Se a sala de musculação será equipada com aparelhos da mais alta qualidade, da TechnoGym, por outro lado a sala de ergometria sofre com a carência de ergômetros. O Vasco tem sete ou oito aparelhos, essenciais para a prática do remo, pois os atletas simulam o que fariam na água para a eventualidade de o treino na Lagoa estar impossibilitado, como o caso de chuva ou vento forte. Também marcarão presença na sala de ergometria as bicicletas ergométricas, adquiridas também junto à TechnoGym.

Confira fotos, com as reformas em estágio avançado e muito próximo da reinauguração (musculação e ergometria):



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco