Desde 2006, apenas 3 clubes na mesma situação do Vasco não caíram

Sexta-feira, 15/11/2013 - 09:26
comentário(s)

Com a derrota de quarta-feira para o Grêmio e o resultado das outras partidas da rodada, o tamanho do drama do Vasco no Campeonato Brasileiro se tornou inversamente proporcional à quantidade de equipes que já conseguiram escapar da mesma situação que o time de São Januário em edições anteriores. Desde 2006, quando a competição, já no formato de pontos corridos, passou a ter 20 clubes, apenas três times conseguiram sair da zona de rebaixamento a apenas quatro rodadas para o fim da temporada.

Os exemplos são escassos tamanha a dificuldade. O Vasco precisa de três vitórias em quatro jogos para não cair. Em situação semelhante, o Náutico escapou em 2008. O time de Recife ainda teve sorte e, com duas vitórias, um empate e uma derrota, fugiu da Série B, deixando justamente o Vasco em seu lugar.

No ano seguinte, o Fluminense venceu três partidas e conseguiu um empate para terminar com os mesmos 46 pontos que o Vasco terá se vencer três partidas até a última rodada. Já em 2010, foi a vez do Avaí escapar, com três vitórias em quatro jogos.

Diante da escassez de exemplos para se espelhar, o Vasco tenta escrever uma nova história de heroísmo no Campeonato Brasileiro baseado muito mais na crença de fraqueza dos adversários do que nas próprias forças. Contra Corinthians, Cruzeiro e Atlético-PR, a esperança reside na expectativa de que os adversários já estejam todos sem grandes objetivos quando enfrentarem o Cruz-Maltino.

- Vemos que todos estão querendo, sinto isso nos atletas, a dedicação, a vontade de ajudar, a aceitação ao trabalho. Nossa situação é difícil, mas não impossível - afirmou o técnico Adílson Batista à Rádio Tupi.

Fonte: Extra Online