Com 5,7% da preferência, Vasco tem a 5ª maior torcida de Rondônia

Quarta-feira, 30/10/2013 - 10:47
comentário(s)

A Pesquisa da vez: estado de Rondônia – EXCLUSIVO

Detalhamento da pesquisa

Localidade: Estado de Rondônia

Instituto: Instituto GPP

Amostra: 720 entrevistas em setembro de 2013;

Margem de erro: 3,7 p.p

Prosseguindo a série exclusiva encomendada ao Instituto GPP pelo Norte do Brasil, chegamos a Rondônia, estado que nos proporcionará os resultados mais discrepantes e surpreendentes entre todos já pesquisados. Sem mais delongas, vamos aos números:



O óbvio se confirma: dá Flamengo (28,5%), com larga margem para o segundo colocado. Mas nada que se compare à situação monoclubística do estado do Acre, divulgado há dez dias. E mais: o resultado dos clubes paulistas é muito superior à média da região. O Corinthians vem em segundo com 13,8%, o São Paulo em terceiro (7,5%) e o Palmeiras em quarto (6,5%). O Vasco é apenas quinto (5,7%), seguido por Santos (3%), Fluminense (1,7%) e Botafogo (1,5%). Surpresas residem nas presenças de Grêmio e Cruzeiro, ambos com 1,1% das preferências.

A soma dos quatro grandes cariocas (37,4%) supera a dos paulistas (30,8%) por uma margem nada folgada. E como veremos, tanto a configuração do interior quanto a das faixas etárias reverte completamente o jogo. A começar pelo perfil geográfico:



Reparem que a diferença da capital para o interior é drástica. Porto Velho se localiza no extremo norte de Rondônia, fazendo divisa com Amazonas e Acre. Até por isto, tem perfil de torcidas voltado aos vizinhos, com diferença avassaladora do Flamengo (46,5%) para o Vasco (8,1%) – paulistas lá atrás. Já o resto do estado é praticamente encravado em Mato Grosso, região de maior ascendência paulista. O resultado é que a dianteira do Fla diante o Corinthians (21,6% a 16,9) cai para dentro da margem de erro. São Paulo, Palmeiras e Santos também crescem. Como a população do interior tem maior peso, chega-se à explicação para a força dos clubes de São Paulo.

Por sexo e idade:



Quase todas as grandes torcidas são maiores entre homens, o que denota que nenhuma vivencia explosão recente, todas com maturidade em seus perfis. Na faixa etária mais jovem (16 a 24 anos) a reversão se consuma: o somatório de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos (43,3%) ultrapassa Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo (36,7%). Mas não significa qualquer mudança no topo da pirâmide. Isso porque a diferença entre Flamengo e Corinthians, que já foi de seis pontos percentuais (de 25 e 34 anos) voltou a subir entre jovens – atingindo 12,9 p.p. A questão é o crescimento dos rivais, com destaque para Palmeiras (8,8%) e Santos (4,8%).

Por instrução e renda:





Os dois primeiros colocados possuem perfil mais popular, enquanto a maioria das demais torcidas cresce à medida com que se avança no estudo. Por renda, os corintianos desabam, indo a apenas 7,5% dos que auferem mais de 5 salários mínimos. Nesta faixa, são ultrapassados por Vasco (8,5%) e Palmeiras (9,2%). O Flamengo, com 30%, sobra na condição de torcida com maior poder aquisitivo de Rondônia.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com