Ídolo Geovani fala sobre momento atual do Vasco

Quarta-feira, 23/10/2013 - 17:15
comentário(s)

Em entrevista ao programa Só dá Vasco, o ídolo vascaíno falou sobre vários assuntos relacionados ao Club de Regatas Vasco da Gama.

- Estou vendo que o time está entrando bem preocupado em campo, inseguro, e acho que o time tem que entrar com a cabeça tranquila, hoje não está acontecendo isso. Faltam jogadores com uma maturidade para enfrentar essa fase. O Vasco tem que ter a iniciativa nas jogadas para não deixar o adversário pensar e dar o toque na bola, muitos vão para cima e deixam o adversário pensar e perdem o tempo da bola na hora, mas acredito que se o Vasco jogar como no 2º tempo contra o Botafogo, podemos sair dessa situação.

Botafogo x Vasco:

- Acho que o primeiro tempo temos que apagar, se fomos olhar a atuação do Vasco nos minutos iniciais tem que apagar, não pode deixar o jogador pensar, essa hoje é a falha do Vasco e até contra o Goias essa foi a falha clara, até eu com 50 anos se for deixar pensar, já foi. Imagina deixar um jogador de qualidade parar para pensar, para fazer a jogada, tem que dar o bote rápido, da melhor maneira e diminuir esse espaço entre os jogadores o Vasco, por isso, temos que apagar os primeiros minutos do jogo de ontem mas deixar claro que no final o Vasco mostrou motivação e falar aqui que dessa maneira, esse Vasco do 2º tempo mostrando essa reação tem tudo para sair do rebaixamento.

Meio campo do Vasco

- Eu vi muito pouco o Francismar jogar, chegou agora e o jogo que vi ele jogar, vi que até atuou bem em pouco tempo, mas eu estou fora do problema e não tenho muito o que falar, mas acontece, o problema não só do Vasco mas de vários clubes é o pingue-pongue, a bola chega no ataque e volta muito rápido para defesa, e no Vasco só Juninho ali para segurar a bola. Muitos times estão falhando assim, vemos hoje quem faz isso bem é o Barcelona, e aí não é só ataque, mas o meio, zaga, então tem aí os jogadores todos mortos, porque é um jogo muito corrido. Todo mundo correndo muito, no ataque, na defesa, eu vejo que tem jogador que já fica logo cansado, então falta aquele jogador para segurar a bola e falta isso ao Vasco, só o Juninho que faz isso, e na verdade, até vi o Thalles também fazer isso, então tem que segurar a bola para chegar alguém para finalizar, ontem dessa maneira, Juninho fez isso e o Pedro Ken chegou na área e marcou o gol. Tem que errar menos. Importante é isso, você erra pouco, você tem mais chance de ganhar o jogo, tem que estar próximo e quem depende de ganhar o jogo é Vasco, tem que estar perto dos companheiros para poder tocar a bola. O Vasco hoje depende dele mesmo.

Faltava um Giovane hoje no Vasco?

- Tem o Juninho aí para resolver o problema, mas o que eu posso falar para valorizar minha época, é que tinham 7 ou 6 jogadores que já tinham ido para seleção e 4 estavam na seleção. Eu jogava com o Roberto, ele segurava a bola e a gente chegava, o Juninho hoje que faz isso,segura a bola para o time chegar, porque você lançar a bola e correr para chegar vai cansar. Hoje esses jogadores estão começando a sentir o que o é o Vasco da Gama, e mesmo que os mais jovens sentem mas tem que fazer mais do que sentir, tem que jogar, e acho que para ganhar o jogo tem que ficar todo mundo pertinho, juntinho, tentar jogar bem cansando menos, tendo alguém para segurar a bola e aí sim vencer o jogo.

O que está faltando aos jogadores do Vasco?

- Acho que os jogadores tem que se aplicar ainda mais, acho que os grandes jogadores aparecem nessa hora, antes o gramado era ruim e corríamos menos, hoje eles correm mais, então acho que os jogadores devem correr mais, se hoje correm 7 km, agora vão correr 10 km agora, é o que eu falei, quando o time chega junto, com todos juntos, defesa, meio campo e ataque, assim como o Cruzeiro está fazendo, aí sim vai chegar a vitória, não pode deixar o adversário pensar, assim como foi contra o Goias, não pode deixar pensar, os jogadores devem estar sempre juntos, devem se aplicar mais, não adianta se culpar porque o companheiro errou, corre atrás, acredito que o Vasco vai sair dessa situação. O Cruzeiro lança a bola muito pouco e quando lança é para definir, mas é nível de futebol mundial, o Guardiola trabalhou muito tempo no Barça para fazer o time jogar daquele jeito, e não é tanto tempo para ficar jogando dessa maneira é o treinador pedir e o jogador jogar como ele quer, o Cruzeiro lança para definir para marcar gol e é dessa maneira, tem que fazer esse trabalho de aproximação, porque essa é a melhor maneira, corre pouco e rende muito.

No passado era diferente

- Não passamos por essa situação, perdemos alguns jogos, mas o grupo era bom, e colocamos a cabeça no lugar e vencemos, hoje eu sei que é difícil eles estão com uma tonelada nas costas e tem que motivar e colocar o futebol para cima, porque a qualidade que o Vasco tem mostrou contra o bota no 2º tempo que dá para sair da zona, o negocio é não querer enfeitar, tem que ter a consciência de que errou na primeira, volta pra acertar. O Mazinho era assim, os caras vinham em cima e ele não caia e é nessa hora tem que ter disposição, o time tem que sair dessa situação.

Copa do Brasil ou Brasileiro? Priorizar alguma ou as duas?

- Eu acho que dá para fazer as duas, jogar é melhor do que treinar, o Vasco jogar como jogou contra o Botafogo dá para vencer, não podemos pensar no que vai acontecer amanhã, tem que pensar no hoje, nessa situação, é pensar no Goias de depois contra a Ponte Preta ,o Vasco não pode deixar o Walter pensar, ele está acima do peso mas está provando que isso hoje não tem nada haver, o Vasco tem que priorizar essa marcação não pode deixar ele pensar, e agora é pensar nesse jogo de quinta, depois vê como será no domingo. Isso motiva também, se vence na quinta, motiva para ganhar no domingo o time tem que sentir o gostinho da vitória, que é muito bom, eu preferia jogar quarta a domingo do que treinar, eu prefiro jogar.

Cobrança da torcida

- Isso sempre existiu, a cobrança, o torcedor entrar no campo, sem violência para cobrar, sempre existiu e a cobrança é válida, sem ameaças, nós queremos o time bem, ninguém quer agredir, então é pedir e cobrar para os jogadores se dedicarem mais, e hoje com a internet todo mundo vê onde os caras estão indo, então tem que cobrar, dizer que não estão se dedicando e cobrar, e a torcida do Vasco ontem foi emocionante, mostrou que mesmo perdendo está apoiando e essa cobrança sempre vai existir ninguém quer ver o time mal, então é uma cobrança sem violência é válida.

Diferença do Vasco de 2011

- Posso dizer que houve mudanças daquela época para hoje, as mudanças no meio de uma competição é difícil e o Vasco passou por mudanças muito grande, hoje o Vasco já está com um time diferente do começo do ano, começou com um goleiro agora está com outro, e o jogador não sabe se é titular ou reserva, o Vasco não começou bem a competição depois melhorou mas está provado que para ir bem numa competição tem que formar um time no inicio da pré-temporada, essas mudanças que tiveram, fez o Vasco sofrer muito, e vemos que na Europa, os 7 times de qualidade mudam muito pouco e isso facilita que isso vira entrosando,no Vasco foram chegando jogadores de nomes, mudou treinador e o Vasco no Brasileiro foi muito bem no Campeonato em 2011. Então não adianta colocar um ou outro no meio do campeonato que fica desentrosado.

Revelações da base

- Fico feliz que o Vasco começou a formar jogador, mas fico triste que o jogador que o Vasco revela é para ser solução e eu quando jogava pelo Vasco já estava acostumado pelo ritmo do profissional e eu não subi para ser solução e hoje os garotos servem para isso e não é bom, ele tem que subir para somar, para ajudar o time, esse planejamento o Vasco tem que ter, um time bem formado para ter o garoto do juniores para completar e não ser a solução e o garoto subir nessa situação não via render o suficiente, então ele não ode subir para ser a solução.

Acredita na permanência do Vasco?

Alem de torcer para o Vasco, eu que joguei com o Roberto, torço primeiramente pelo Vasco e depois pelo Roberto, que tem o objetivo de colocar o Vasco para cima e tenho certeza que o Vasco vai sair dessa situação e quem sabe ganhar a Copa do Brasil.

Fonte: Facebook Só Dá Vasco