Para diretor Manoel Pereira, base do Vasco está no caminho certo

Terça-feira, 22/10/2013 - 19:11
comentário(s)

Os últimos resultados do Vasco da Gama nas categorias de base fizeram com que o trabalho das pessoas que hoje fazem parte do Departamento de Futebol Amador ganhasse um pouco mais de credibilidade. Só em 2013, o Gigante da Colina conquistou quatro títulos por três categorias diferentes: Mirim, Infantil e Juniores. Apenas o pré-mirim e o juvenil não levantaram taças na temporada. O time sub-11 possui grandes chances de conquistar um troféu antes do encerramento do atual ano.

O desempenho do cruzmaltino nas últimas competições foi tema da conversa do programa Só dá Base com o diretor não-remunerado Manoel Pereira na última quarta-feira (16/10). Um dos homens fortes da base vascaína exaltou as recentes campanhas do Vasco nas competições nacionais, festejou a convocação de vários atletas para as seleções de base e pediu outra vez para o torcedor confiar no trabalho que vem sendo realizado nas divisões inferiores:

- Sempre passamos para os vascaínos que o principal objetivo da base não é título, mas sim formação. O título é sempre uma consequência do trabalho bem feito. Muitas das vezes quando uma determinada categoria não está alcançando títulos tem que ser visto os motivos. Vamos de cima para baixo. Todo vascaíno sabe quantos jogadores o juniores mandou para o profissional. Todo torcedor sabe quantos atletas estão na equipe principal do Vasco como titulares. Não sendo coadjuvantes como em outras épocas, mas tendo um papel importante. Obviamente isso tira a espinha dorsal de um time, tira a estrutura e o conjunto de um time. Ele passa a buscar jogadores no juvenil. Quando o juniores pega jogadores no juvenil quebra toda a estrutura de trabalho que tinha nessa categoria. O juvenil tem jogadores do nível do Índio, do Danilo e do Lorran, além de outros que estão servindo ao juniores. Por conta disso, o juvenil vai recorrer ao infantil. Infantil esse que acabou de ceder três jogadores para a Seleção Brasileira. Três jogadores que foram criados no Vasco. Todos eles passaram pelo Futsal e possuem mais de seis anos de Vasco. Isso serve para evidenciar o trabalho que vem sendo feito. O trabalho da base não é igual ao do profissional, ou seja, não visa o resultado a curto prazo. Ele normalmente demora um pouco. Quando se ganha um título, como foi a Copa da Amizade e a Taça Belo Horizonte, fica em evidência a qualidade do trabalho que vem sendo feito. Estamos no caminho, mas não isso não quer dizer que podemos parar e não fazer mais nada. Temos que fazer bem todo dia. Temos que buscar atletas todo dia. Recentemente trouxemos um atleta do Fluminense e ele hoje é o artilheiro do Vasco e do Campeonato Carioca. Acredito que num futuro próximo ele será convocado para a Seleção. O nosso trabalho é o de criar uma estrutura para que o futebol profissional do Vasco possa ter atletas à sua disposição para utilizar ou até mesmo negociar, como foi o Danilo. Isso demonstra que o torcedor do Vasco pode confiar no trabalho que vem sendo feito na base do Vasco - afirmou o dirigente com exclusividade ao programa "Só dá Base".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco