Especialista em categorias de base analisa momento do Vasco

Terça-feira, 22/10/2013 - 15:23
comentário(s)

O programa Só dá Base entrevistou na última quarta-feira (15/10) o jornalista Dassler Marques (siga no Twitter), um dos maiores especialistas em categorias de base do Brasil. Fundador do portal Olheiros e atual responsável pelo Blog 'Pratas da Casa', do portal Terra, o profissional reservou alguns minutos do seu tempo para analisar o atual momento vivido pelo departamento de futebol amador do Vasco da Gama.

Durante o bate-papo, Dassler destacou a evolução do trabalho feito pelo Gigante da Colina, analisou o boicote que o São Paulo vem sofrendo nas categorias de base, lamentou o mau aproveitamento da geração 96, revelou que Matheus Índio já esteve na mira do Corinthians e elogiou os jovens Marlone, Jomar e Henrique, atualmente no time profissional.

Confira a transcrição da entrevista:

Momento da base do Vasco

"Gostei bastante de alguns dos pontos que foram levantados, principalmente o que foi dito sobre a venda do Danilo. O Vasco precisa ter em mente que é necessário avançar. Se a gente voltar cinco anos no tempo, o Vasco estava rebaixado para a Série B e tinha acabado de vender o Phillippe Coutinho, sua principal promessa na época. Passaram-se cinco anos e o Vasco hoje está dentro da zona de rebaixamento, lutando para não cair e acabou de vender o Danilo, uma de suas maiores promessas. Ele foi vendido para pagar dívidas. Os anos passaram e as coisas não avançaram tanto como a grandeza do Vasco sugere. É importante que existe dentro do clube a intenção de avançar. Os próprios resultados do clube em 2013 mostram que algo está sendo feito, mas a grandeza do Vasco pede que mais coisas sejam feitas. Tomara que daqui a cinco anos a gente volte a falar de um Vasco mais forte e que não precisa vender suas principais promessas. O ideal é que o Vasco possa usufruir do talento de suas promessas no time profissional, até porque esse é o principal objetivo do trabalho de base. O Vasco tinha uma geração brilhante no sub-15 em 2011, mas dois anos depois vários desses jogadores saíram. A geração se desfez e hoje se espera muito do Matheus Índio. Todo mundo espera que ele chegue no profissional. O Vasco tinha um time muito forte, mas perdeu quatro jogadores que faziam parte desse grupo. As pessoas que trabalham no clube precisam compreender que o time é grande e que nos últimos anos poucas coisas avançaram".

Situação do Matheus Índio

"O Índio é um dos jogadores sub-17 mais talentosos do país. Ele é uma referência em termos de qualidade técnica. É um jogador que a gente teve a oportunidade de acompanhar no sub-15. Se falava muito na força física do Danilo, do Mosquito e do Baiano, mas não de força física do Índio. Ele sempre se destacou por ser um jogador de muita qualidade técnica. A prova disso é que no início desse ano ele atuou numa função mais defensiva na Seleção Sub-17 e foi muito bem. Ele atuou como um volante e respondeu muito bem. A gente tem acompanhado que o Índio não vem muito bem nos últimos meses, até mesmo por conta desses problemas que o clube atravessa. O próprio senhor Manoel (diretor da base) admitiu atrasos no que diz respeito ao pagamento de luvas. Se a gente for pegar o histórico da DIS, que é a empresa que representa o Índio, vai ver que ela não tem muita paciência com esse tipo de situação. Muitos jogadores da DIS entraram na justiça e pediram a saída de seus respectivos clubes por esse motivo. É uma coisa que o Vasco precisa se preocupar. O Índio chegou a conversar com outros clubes nesse período. O próprio Corinthians chegou a pensar a fazer uma investida no Índio. Espero realmente que o Vasco tenha acertado essa situação. Torço para que ele recupere a velha forma".

Momento do Vasco no Infantil

"A geração 98 a gente ainda está começando a conhecer. Eu costumo começar a conhecer as gerações no sub-15, até porque faço um trabalho nacional e observo clubes de todos os Estados. Estou começando a conhecer essa geração 98. As informações que eu tenho é que o Vasco e o Botafogo possuem equipes mais qualificadas que o Flamengo e o Fluminense. A prova disso é a convocação do Caio Zanardi".

Conquista da Taça Belo Horizonte Sub-20

"Achei importante e interessante a conquista da Taça BH para o Vasco. A Taça BH, assim como as demais competições do juniores, não possui a mesma qualidade que os torneios da categoria sub-17, até porque a grande maioria dos jogadores já chegaram ao profissional com essa idade. O Vasco conseguiu montar um time forte e competitivo. O Danilo foi muito bem no juniores, assim também como o Jordi e o Jhon Cley. O Jordi é um goleiro muito especial, muito determinado. Ele demonstrou as qualidades que haviam o levado para a Seleção Brasileira Sub-20 no início do ano. O Jhon Cley foi o grande detalhe da conquista do Vasco. A Taça BH serviu para o Vasco recuperar o Jhon Cley. O mesmo aconteceu com o Bernard em 2011. O Bernard estava um pouco desacreditado no Atlético Mineiro em 2011, jogou a Taça BH, foi campeão, começou a ter chances com o Cuca e deu início a essa trajetória vitoriosa que todos nós conhecemos. O Jhon Cley vinha de um momento difícil no profissional. Ele foi utilizado no início do ano, mas não foi bem.

Venda de Danilo: Fragilidade dos clubes brasileiros ou forte interesse dos clubes europeus?

"O caso do Danilo reúne as duas situações. Os clubes europeus estão mais presentes nas categorias de base dos clubes brasileiros. Alguns profissionais passam por estágios e ficam de olho nas nossas categorias de base. Eles buscam situações como essa do Danilo, que é um jogador de muito potencial. Ele tem um perfil que agrada o futebol europeu. O Vasco passava por um momento um pouco vulnerável e aceitou fazer negócio. O Liverpool estava muito perto de contratá-lo. Cheguei a conversar com representantes do Liverpool e ele chegou a dar como certa a contratação do Danilo. Ocorreu um revés e acabou que o Braga fez a contratação com a ajuda do Jorge Mendes. Os clubes europeus estão de olho nos jovens jogadores brasileiros. Eles contratam jovens e levam para terminar a formação lá ou atuar no profissional. A situação do futebol brasileiro também permite esse tipo de situação".

Saída precoce de alguns jogadores da geração 96 do Vasco

"Eu lembro perfeitamente da final do Campeonato Carioca infantil de 2011 entre Vasco e Fluminense. O Fluminense tinha - ainda tem - uma geração muito promissora. Destaco o goleiro Marcos Felipe, o Kennedy e o Robert. Essa geração 96 do Vasco era muito interessante, mas grande parte dos jogadores não estão mais no clube. O Vasco poderia estar utilizando já no ano que vem vários desses jogadores, como o Foguete, o Danilo e o próprio Mosquito. Vai poder utilizar o Matheus Índio e o Baiano. Espero que o Vasco consiga trabalhar essa geração 98. Espero que esses jogadores possam ser melhores trabalhados para ter um desfecho diferente em relação a de 96. A prova disso é que os jogadores citados do Fluminense ainda estão no clube e do Vasco só tem o Matheus Índio. Que esse caso da geração 96 sirva de exemplo".

Boicote ao São Paulo na Copinha

"A informação que tenho é um pouco confusa. Eu não tenho a menor ideia se o São Paulo vai assinar ou não um termo de compromisso de não aliciamento. Algumas pessoas que participaram da reunião que houve na Federação Paulista de Futebol acreditam que o São Paulo não vai assinar, outras acreditam que vai. A gente deve ter nos próximos dias algum posicionamento. Não se sabe qual será o desfecho se o São Paulo não assinar. A Federação vai ter peito de excluir o São Paulo, um dos seus principais afiliados e aliados? O presidente Marco Polo Del Nero será candidato a CBF no próximo ano. O São Paulo hoje é um afiliado e um parceiro da Federação. Em temos de opinião posso dizer que compartilho com os clubes que estão nesse acordo. É necessário que algo seja feito para que essas transferências deixem de acontecer. É muito ruim isso para o futebol brasileiro, pois prejudica muito a formação do jogador. O jogador troca de clube e fica ainda mais distante de casa. Essa iniciativa dos clubes é importante para organizar esse mercado de jogadores de base. Espero que o São Paulo reconheça a importância desse movimento, pois não há nada dentro da CBF ou na legislação esportiva que controle esse mercado de transferências. Os clubes se mobilizaram para fazer isso aí. Espero que o São Paulo reconheça seu erro, faça parte do movimento e o futebol brasileira possa avançar nesse sentido".

Desempenho dos jogadores da base do Vasco no profissional

"Eu sou um grande admirador do futebol do Marlone. Existia uma grande expectativa sobre ele faz um bom tempo. Muita queria saber o motivo que levava o Vasco a não dar oportunidades para ele, até porque ele é um jogador 92. O tempo que ele ficou sem atuar no profissional parece ter sido importante, pois ele agora é jogador fisicamente que está no nível do que o profissional pede. Ele tem se mostrado decisivo em alguns momentos com a camisa do Vasco com assistências e gols. Ele vem sendo importantíssimo para o clube nesse segundo semestre. O Jomar é outro que está pedindo passagem. O Vasco fez um investimento no Cris, mas nesse momento o Jomar tem que jogar. Isso parece claro, principalmente após o Renato Silva ter jogado mal contra o Criciúma. O Jomar parece ser daquele tipo de jogador que vai dar certo no profissional, assim também como o Henrique. É um jogador de boa qualidade técnica. Para muita gente foi uma surpresa essa ascensão do Henrique, até porque o Dieyson estava em primeiro lugar da fila para ser utilizado. Ocorreu que o Henrique teve uma chance com o Dorival, agradou e ficou. A base do Vasco está agradando no profissional, mas é uma pena que isso esteja acontecendo não da maneira que deveria".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco