Conheça as principais mudanças que estão sendo propostas ao Estatuto do Vasco

Quinta-feira, 03/10/2013 - 13:09
comentário(s)

Defasado desde 1979, quando teve as últimas mudanças relevantes, o estatuto do Vasco ganhará novas alterações em breve. Para tanto, foi criada uma Comissão Especial, que estudou o documento ponto a ponto e irá apresentar sugestões na terça-feira, em reunião do Conselho Deliberativo, na Sede Náutica da Lagoa.

O LANCE!Net teve acesso a este estudo e mostra as principais mudanças que serão colocadas em votação entre os conselheiros. Além de sugerir eleição direta, a Comissão Especial quer um poder maior de fiscalização sobre as ações do presidente. Assim, vai propor que o Conselho Fiscal tenha cinco membros e não apenas três como consta no estatuto atual.

Esta reforma proposta pela Comissão Especial visa ainda acabar com certas atitudes antidemocráticas e sugere, portanto, a criação de um Conselho de Justiça para tentar evitar expulsões injustas de sócios por mandatários do clube.

Após a apresentação destas sugestões, qualquer membro do Conselho Deliberativo terá 60 dias para apresentar emendas ao projeto. Feito isso, a comissão de reforma do estatuto irá elaborar o texto final.

REFORMA DO ESTATUTO

Eleição direta
A Comissão Especial de Reforma do Estatuto quer implementar eleição direta para presidente do clube, evitando manobras nos pleitos.

Mais conselheiros
Aumento do número de conselheiros de 300 para 350, sendo 200 eleitos a cada gestão.

No futebol
Inclusão da camisa negra como uniforme especial do time de futebol, marcando, assim, a luta do Vasco contra o racismo.

De olho no mandatário
Aumento do Conselho Fiscal de três para cinco membros, o que possibilitará maior fiscalização nos atos da diretoria administrativa.

Mais justiça
Criação de um Conselho de Justiça para tentar evitar expulsões injustas de sócios por mandatários do clube cruz-maltino. O número de membros será ainda definido.

Fiscalização
Não permitir que o presidente do clube faça empréstimos e abertura de créditos superiores a R$ 10 milhões por exercício fiscal sem discussão e autorização do Conselho Deliberativo.

Patrocínios
Obrigar o presidente do clube a pedir autorização do Conselho Deliberativo para fechar contratos de patrocínio ou de televisionamento que excedam em um ano o mandato dele. Por exemplo: se o mandato do dirigente terminar em dezembro de 2013, ele não pode fechar nenhum patrocínio ou renovação com a TV posterior a dezembro de 2014 sem autorização.

Beneméritos
Limitação do número de beneméritos no clube a 150. Somente poderá haver indicação de um novo, quando um dos 150 morrer ou renunciar da condição de membro nato.

Fonte: Lancenet