Fisiologista e gerente da base comentam importância do CT de Itaguaí, 1 ano após a reinauguração

Terça-feira, 01/10/2013 - 13:45
comentário(s)

O último mês de setembro foi especial para todos aqueles que trabalham nas categorias de base do Vasco da Gama. Além das recentes conquistas das categorias sub-15 e sub-20, os profissionais comemoraram o aniversário de um ano do novo Centro de Treinamento de Itaguaí. Reinaugurado no final do ano passado após ter sido interditada pelo Ministério Público, a casa do futebol amador cruzmaltino vem sendo fundamental para a evolução do clube nesse importante setor.

Desde a reabertura do espaço, que pertence ao empresário e ex-jogador Pedrinho Vicençote, o Gigante da Colina conquistou cinco títulos, melhorou seu desempenho em competições nacionais importantes e aumentou o número de pratas da casa no time profissional e nas Seleções Brasileiras de base. Apesar de não ser localizado no município do Rio de Janeiro, o CT possui tudo que um jovem jogador necessita para se desenvolver :

- Eu confesso que me assustei quando ouvi falar em Itaguaí por conta da distância. Hoje eu comemoro muito a ida do clube para Itaguaí. É notória a evolução do trabalho após a mudança para o CT. Os atletas passaram a se alimentar melhor, a descansar melhor, a possui uma maior atenção e conviver de perto com outras categorias, facilitando assim a sua introdução em outra categoria. Para o meu setor esses benefícios são importantes. O atleta não precisa mais sair do treino do campo para fazer algum trabalho extra, como academia. Ficou tudo mais próximo e mais fácil de se fazer após a reinauguração de Itaguaí. Eu acredito que o Centro de Treinamento do Vasco é um dos melhores. Todos os clubes possuem problemas, mas considero a estrutura do Vasco muito boa e uma das melhores do Brasil. Tem o que melhorar? Sempre tem, mas o que temos hoje ajuda bastante no trabalho - garante o fisiologista Luiz Fernando ao programa "Só dá Base".

Itaguaí possui atualmente seis campos, cinco para treinamentos e outro para partidas oficiais. Além disso, também é possível encontrar no local refeitório, dormitórios, sala de vídeo, sala de reuniões, piscina, academia e departamento médico:

- O CT de Itaguaí é fundamental. É o que estava faltando para melhorar o nosso trabalho de base. Sem ele, nossa tarefa seria mais difícil. Hoje o nosso CT é o melhor do Rio de Janeiro e estamos bem colocados no Brasil. Temos seis campos e uma excelente estrutura de formação. Temos departamento médico, de fisioterapia, de psicologia, de fisiologia...Temos tudo lá para formar um bom atleta. O início foi difícil, foi complicado, até porque dependemos de vários fatores. Tudo isso já foi superado e hoje temos uma engrenagem bem ajeitado. Agora cabe a nós aproveitar essas conquistas e traçar objetivos mais altos - disse o Gerente Mário Reigota ao programa "Só dá Base" no início do mês passado.

Dirigentes do Vasco afirmaram recentemente que o clube já está trabalhando nos bastidores para adquirir o Centro de Treinamento. De acordo com reportagem do Globo Esporte, o cruzmaltino precisa de 5 milhões de reais para se tornar dono do local. Vascaínos ilustres podem ajudar na aquisição do CT, que está alugado para o Gigante da Colina até maio de 2014.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco