Com abandono, Parque Aquático é convite para proliferação do mosquito da dengue

Sábado, 21/09/2013 - 10:08
comentário(s)

Conforme noticiou o LANCE!Net, o Parque Aquático do Vasco está em completo estado de abandono. Com acúmulo de sujeira, lodo e a falta de manutenção e de limpeza precisas, o local pode ser um verdadeiro criadouro para mosquitos. Entre eles, pode estar incluído um grande vilão, o Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo especialistas sobre o assunto, água sem tratamento adequado pode ser um grande atrativo para a espécie.

COM A PALAVRA

Eulália Cristina Dantas

Ex-coordenadora do Hospital Municipal de São Gonçalo e subsecretária da Dengue

Água sem o devido tratamento é um convite ao mosquito. São nas paredes da piscina, próximo do nível da água, que ele deposita os seus ovos (cerca de cem), que podem eclodir depois de alguns dias ou até mesmo anos. Por isso, devemos manter sempre qualquer reservatório tratado e no caso das piscina tratar com cloro regularmente.

O ideal é aplicar cloro três vezes por semana e a limpeza das bordas com esponja, no mínimo, uma vez por semana, pois são nestas bordas e na superfície que ele deposita os ovos. Com relação a distância, o mosquito pode ir até três quilômetros e a altura de um metro. A sobrevida dele é de 45 dias.

A respeito das fotos que vi, sugiro que as piscinas sejam limpas de acordo como expliquei, pois as crianças e as moradias ao redor do clube correm perigo.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FARÁ NOVA INSPEÇÃO

A Vigilância Sanitária do município do Rio informou que nova inspeção detalhada do Parque Aquático está marcada para a próxima semana e que faz inspeções de rotina nas piscinas da cidade do Rio de Janeiro a partir do programa “Piscinas Saudáveis”.

Nestas visitas, segundo o órgão, “são observados aspectos como qualidade da água, condições higiênicas sanitárias das áreas da piscina, vestiários e banheiros, além das condições dos equipamentos para o tratamento da água (bombas, filtros e demais acessórios)”.

O órgão, no entanto, não soube dizer a data exata da última vistoria completa, mas “que ocorreu entre abril e maio deste ano”. O L! solicitou o laudo desta inspeção e teve como resposta que o mesmo “não pode ser disponibilizado”.

A Vigilância Sanitária disse ainda que faz aplicações de cloro regularmente como método preventivo para que a água não viabilize a proliferação do mosquito e que funcionários do Vasco são orientados a tomar as medidas necessárias.

CARACTERÍSTICAS DO MOSQUITO DA DENGUE

Alcance
O mosquito Aedes aegypti pode percorrer uma distância de até três quilômetros e a altura de um metro.

Vida
O ciclo de vida do mosquito é considerado pequeno, pois dura de 30 a 45 dias. Porém, neste período, ele pode picar e contaminar até 300 pessoas.

Ovos
Seus ovos (cerca de 100), são depositados nas bordas da piscina, próximo do nível da água, e podem eclodir em poucos dias ou até mesmo em alguns anos.

Habitat
Seus locais preferidos são ambientes com água parada, como piscinas, baldes, caixas d'água e pneus, que não recebem o tratamento adequado. Lá, os mosquitos encontram o clima perfeito para depositar seus ovos.

COMO PREVENIR O MOSQUITO?

Mantenha bem tapados tonéis e barris d'água.

Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas para evitar o acúmulo.

Não deixe que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

Não deixe pneus velhos e garrafas expostos à chuva.

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

Não jogue lixo em terrenos baldios.

Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Febre alta
Forte dor de cabeça
Dor atrás dos olhos
Náuseas e vômitos
Extremo cansaço

Banheiros do Parque Aquático estão em estado de abandono


Fonte: Lancenet