Aproveitamento do Vasco em casa é menor que 50% nos últimos 12 meses

Segunda-feira, 16/09/2013 - 11:07
comentário(s)

O caldeirão de São Januário tem cozinhado em fogo brando no último ano. Após a derrota do último domingo para o São Paulo por 2 a 0, o Vasco completou sua terceira partida consecutiva sem vitória no estádio pelo Campeonato Brasileiro e alcançou incômoda marca atuando na Colina.

Nos últimos doze meses, o Cruz-maltino disputou 19 partidas em São Januário, tendo sido derrotado em sete oportunidades. Somado às oito vitórias e quatro empates, o time de Dorival Júnior baixou seu aproveitamento em casa para menos de 50% (exatos 49,12%) no período.

E alguns dos revezes na Colina História foram especialmente dolorosos. No Brasileirão do ano passado, o Vasco, que permaneceu boa parte da competição no G4, deixou a classificação para a Libertadores escapar em péssima sequência na reta final, onde destacou-se série de três derrotas em São Januário para São Paulo, Internacional e Sport, esta última custou a cabeça do técnico Marcelo Oliveira, hoje liderando o Nacional com o Cruzeiro.

Mudado o ano e as dificuldades nos jogos dentro de seu estádio continuaram assombrando o Cruz-maltino. Pelo Campeonato Carioca, o Gigante foi surpreendido em casa por Bangu e Volta Redonda. A queda para o time da Cidade do Aço, aliás, contribuiu para a eliminação precoce da equipe na Taça Rio, onde não chegou sequer às semifinais.

No Brasileiro deste ano, o calvário continua. Em seis partidas no histórico estádio, o Vasco venceu apenas duas vezes, empatando e perdendo na mesma quantidade. Tropeçando seguidamente em casa e sofrendo com as vaias da torcida, o clube busca uma fórmula para melhorar seu rendimento. Para Dorival Júnior, o primeiro passo é conscientizar os atletas da necessidade de bons jogos para reconquistar a confiança dos vascaínos.

"O jogador que está aqui precisa ter consciência que o Vasco é uma grande equipe. Tem a pressão, mas se fizermos um gol logo o torcedor vai vir junto. Acho que tem faltado sorte também, mas isso só se alcança com trabalho", afirmou o treinador, que venceu apenas dois jogos em São Januário.

E a mudança pode vir já nesta quarta-feira. Na zona de rebaixamento, o Vasco mede forças com o Vitória, às 19h30, para aumentar seus números em casa e, principalmente, distanciar-se das últimas posições.



Fonte: Yahoo Esporte Interativo