Confira entrevista com Humberto Quintas, o astronauta vascaíno

Terça-feira, 10/09/2013 - 16:41
comentário(s)

Primeiro astronauta a levar a bandeira do Vasco para o espaço sideral e inscrito no projeto de colonização do planeta Marte, Humberto Quintas, em participação especial no Programa Caldeirão Vascaíno, contou um pouco de sua paixão pela astronomia e discorreu sobre alguns assuntos. Confira a seguir:

Paixão por astronomia e viagens ao espaço

“Eu sou advogado, desde criança quis ser um astronauta, quis fazer vôos espaciais, só que a vida levou a gente para outros caminhos. Depois de velho, comecei a pesquisar como poderia me tornar um astronauta amador, um turista espacial. Fiz um voo de gravidade zero, com a bandeira do Vasco, claro, levei a bandeira do Vasco para a estratosfera, na Rússia. O Vasco foi o primeiro clube a ter sua bandeira na estratosfera, depois continuei com o planejamento para a viagem espacial no Vasco, que vai acontecer, a gente não sabe ao certo a data, mas a previsão de início é fim de 2014, início de 2015. Agora recentemente abriram uma inscrição para um projeto de colonização de Marte, depois de meditar, pensei que não poderia ficar fora dessa.”

Nome do Vasco na Lua

“Na Lua existe uma cratera chamada Vasco da Gama, não há apenas o nome dessa instituição maravilhosa que a gente conhece, não apenas nome de cidade, de empreendimento, de pessoa, mas também de acidente geográfico, de cratera, nome de estrela. Inclusive tem uma formação geológica da Lua que parece com o mar. Na época do Galileu, o telescópio não era muito avançado, ele olhava a Lua e pensava que aquelas faixas eram marcas de água, e batizou de Mar Vasco da Gama. O Vasco não é só grande nesse país e nesse planeta, mas também é um grande no Universo.

Projeto Marte

“Sobre o projeto Marte, é um misto de projeto reality show, tem muita gente séria envolvida, ex-diretores da Nasa, ex-diretores da Agência Espacial Europeia e o principal executivo da Endemol, empresa que criou o Big Brother. A intenção é fazer um processo seletivo, que vai durar pelos próximos 7 anos. Com a verba desse reality show, vão capitalizar, mandar vários módulos para Marte e em 2020 os 4 primeiros astronautas. Esse é o projeto de colonização de Marte, em 2020, depois de 2 em 2 anos chegam mais 4 que vão para ocupar Marte e lá permanecer, porque não há tecnologia disponível para voltar ao planeta Terra.”

Loucura em viajar para Marte sem volta?

“Não é uma loucura, há uma ciência por trás, um projeto que é absolutamente sério, é inacreditável. Quanto a remuneração, ninguém está ganhando nada por isso, é apenas um projeto para levar astronautas para Marte, e tem muita gente que adoraria passar por esse perrengue, todos esses riscos para ir para Marte. O que eu tento esclarecer é que, na época das grandes navegações, da colonização europeia, pra muita gente também foi uma passagem só de ida. Muita gente chegou ao Brasil e nos países da América do Sul e nunca mais voltou. Essa colonização tem um paralelo na própria história da humanidade. É um projeto, tem muita gente querendo ir pelo prazer de entrar nas páginas da história, fazer algo relevante, esse seria um salto mais gigantesco na humanidade, maior que o passo do homem na Lua e também o prazer de estar fazendo algo que pode, no futuro, significar uma nova alternativa para a raça humana, isso se continuarmos a tratar mal o nosso planeta. Esse projeto de Marte teria como benefícios, acho que se p
assasse na televisão e com uma grande audiência, poderiam as pessoas a dar mais valor as coisas simples aqui na Terra, como água em abundância, gravidade, oportunidade de conviver com seres humanos em um isolamento. Em termos de dificuldade, radiação, tempo de viagem, mais ou menos 8 meses e meio, formação óssea seria perdida, não é algo fácil, mas é recompensador.”



Fonte: Supervasco (texto), Divulgação (foto)