Vasco aposta na prata da casa para sequência da temporada

Terça-feira, 10/09/2013 - 08:46
comentário(s)

Clube conhecido por ser um celeiro de craques, tendo já revelado Romário, Roberto Dinamite, entre outros, o Vasco amargava por um bom tempo um verdadeiro hiato nas divisões de base. Porém, após uma reformulação completa, se reestruturou e agora começa a colher os frutos. Com títulos recentes, tem municiado o técnico do profissional, Dorival Júnior, com promissores talentos.

Na crista da onda estão o apoiador Marlone e o zagueiro Jomar. Ambos têm sido destaques da equipe nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro. Além deles, o lateral-esquerdo Henrique vem sendo frequentemente utilizado. O zagueiro Luan, antes de se lesionar, já vinha tendo oportunidades desde os tempos de Paulo Autuori.

No empate em 0 a 0 com o Atlético-PR, domingo passado, Dorival promoveu a estreia do volante Baiano. Na última segunda-feira, no treinamento em São Januário, efetivou o apoiador Jhon Cley e os atacantes Thales e Yago, que recentemente conquistaram a Taça BH de juniores.

O volante Danilo, que está servindo à Seleção sub-17, também será integrado assim que regressar. O goleiro Jordi, herói da conquista na capital mineira, já treinava com frequência entre os profissionais.

Além de todos eles há Willie, que apesar de não ter sido revelado pelo Vasco, compõe a ala jovem da equipe, com seus 20 anos.

– Gosto muito desse tipo de trabalho e de dar oportunidade para esses garotos – destaca Dorival, que como um verdadeiro pai da “Molecada da Colina”, já trata de proteger quem começa a fazer sucesso:

– Estou satisfeito com o Jomar, mas vamos dar tranquilidade. Agora vão falar muitas coisas, mas quero que continue com os pés no chão. Só quero que não perca a essência que mostrou e o manteve na equipe.

BASE VEM DE CONQUISTAS

Além de estar revelando bons jogadores, as divisões de base do Vasco também têm obtido conquistas. Recentemente, o time de juniores conquistou a Taça Belo Horizonte, umas das competições mais tradicionais da categoria. Já o sub-15 venceu a Copa da Amizade Brasil e Japão na semana passada.

Ambas as equipes deram uma volta olímpica com os respectivos troféus no último domingo, antes do empate em 0 a 0 entre o Gigante da Colina e o Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro.

A diretoria aponta que um dos motivos para os bons resultados estarem aparecendo está no investimento que foi feito no CT de Itaguaí, para onde o clube deslocou toda a base. Por lá, obras foram feitas dando estrutura e auxílio aos atletas. O local é de propriedade do empresário Pedrinho Vicençote, que foi jogador do clube, e está alugado, mas o Vasco pretende comprar.

COM A PALAVRA

Bruno Braz - Setorista do Vasco para o LANCE!

Não há mistério para o momento que a divisão de base do Vasco atravessa. Colocaram ordem na casa. O hiato que o clube atravessava nas categorias inferiores, sem obter títulos ou revelar grandes jogadores, era fruto de uma série de casos obscuros, irregularidades e descasos que culminaram com a morte de um adolescente.

Méritos para Mauro Galvão, que assumiu a coordenação e implementou organização. Juntou-se a isso um treinador predisposto a dar chance e a trabalhar novos talentos e hoje vemos um elenco profissional com jovens promissores. O caminho é este!

Fonte: Lancenet