Zagueiro Henrique, ex-Vasco, relembra gol salvador marcado contra o Atlético-PR em 2004

Sexta-feira, 06/09/2013 - 15:06

O jogo do próximo domingo em São Januário entre Vasco e Atlético-PR representará o confronto entre o vice-líder e a equipe que busca uma sequência de vitórias e engrenar no Campeonato Brasileiro. Um confronto em especial e que é muito lembrado por paranaenses e cariocas foi o de 2004, que poderia ter definido o título daquele ano, mas o Vasco não só impediu a conquista como tabém escapou do rebaixamento. Henrique, ex-zagueiro do Vasco e autor do gol salvador, relembra o lance e o confronto que foi de extrema importância para o Gigante da Colina:

“Aquele gol foi histórico, nós conseguimos tirar o Vasco da Gama do rebaixamento, foi uma época eu que a gente estava sendo muito pressionado, o Vasco vinha de maus resultados. Aconteceu por volta dos 32 minutos do primeiro tempo, passamos toda a semana treinando bola parada, o Joel Santana sabia do meu potencial e pela minha altura, na bola parada, treinamos com Petkovic uma bola no segundo pau, onde era a maior falha do Atlético Paranaense, graças a Deus deu tudo certo. O Pet cobrou no lado direito onde fica a Força Jovem do Vasco, bateu a falta ali e eu no segundo pau cabeceei entre o Marinho, que era o zagueiro e um outro zagueiro que eu não me recordo bem, consegui pegar no segundo andar e cravar no gol. Foi um orgulho ter ajudado de uma forma tão importante como foi naquele ano.”

Henrique diz o que representou o gol marcado contra o Atlético-PR em sua carreira:

“Aquele gol foi o ápice da minha carreira, já estaca mais ou menos na metade da carreira, mas ainda não tinha deslanchado, fui pra Europa, Leste Europeu, voltei e o Vasco novamente tinha aberto as portas pra mim. Eu voltei mais experiente, com bagagem de Europa, de Copa da UEFA, de Champions League,então me deu a credibilidade e a confiança necessária que eu precisava. Aquele gol coroou a minha carreira num grande clube, depois fui para o Atlético Mineiro, Fluminense, estive no Peñarol, fiz uma grande carreira no Goiás, onde moro, foi o ápice da minha carreira, consegui grandes contratos, grandes salários e até hoje sou reconhecido, me sinto orgulhoso e grato ao Vasco da Gama por tudo o que fez por mim, ao treinador Antônio Lopes, que foi a pessoa que me lançou e eu carrego como pai até hoje e torço pelo Vasco, estarei com camisa do Vasco torcendo na Copa do Brasil", destacou Henrique à Super Rádio Brasil.

Henrique revela grito de Casaca de Eurico após jogo com Atlético-PR em 2004

Vasco 1 x 0 Atlético-PR, válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2004, não sai da memória do torcedor e o gol de Henrique, de cabeça após cobrança de falta de Petkovic representou a manutenção do Vasco na primeira divisão. O autor do gol revelou bastidores do jogo, inclusive uma promessa do ex-presidente Eurico Miranda, que puxaria o popular grito de Casaca em caso de vitória:

“Ele(Eurico) entrou no gramado e puxou o grito de Casaca. Aquele jogo foi tão histórico que, durante toda a semana, todo mundo dava o título para o Atlético Paranaense e o Vasco como rebaixado. Tanto Eurico quanto Joel juntaram recortes de jornais e nos incentivaram dentro do vestiário com aquelas palavras de chacota, que o Atlético iria comer bacalhau, beber champanhe dentro de São Januário e fazer a festa. Aquilo nos motivou no vestiário e o Eurico falou que nós íamos ganhar e puxar o grito de Casaca dentro do campo, e foi o que aconteceu. Nós ganhamos o jogo, o título acabou passando para o Santos e nós conseguimos livrar o Vasco do rebaixamento. Uma coisa que está viva na minha memória ainda e na memória do torcedor.”

No dia seguinte ao jogo que considerou histórico, Henrique afirma que comrpou todos os jornais com a manchete da partida e que se emociona cada vez que lembra do momento:

“Comprei todos os jornais, fizemos o Globo Esporte, Rádio Brasil, comprei o Lance. Alguns jornais diziam ‘Henrique livrou o Vasco do rebaixamento’, ‘Vasco se salva com gol de Henrique’, tenho todos os recortes e toda a minha história está lá, guardadinha, dentro da minha casa, quando vou lá me emociono muito porque o Vasco foi tudo na minha vida e dou graças ao Vasco pela oportunidade que me deu, quando eu era pequenino e me tiraram do Bonsucesso, onde iniciei e o doutor Eurico abriu as portas pra mim", descatou Henrique à Super Rádio Brasil.

Fonte: Supervasco