Luisinho relembra conquista da Libertadores

Segunda-feira, 26/08/2013 - 14:33

Para Luizinho, título da Libertadores começou no Brasileiro de 1997

Um dos jogadores que participaram da grande conquista que completa 15 anos hoje, a Copa Libertadores, o ex-volante Luizinho relembra o tpitulo e o apoio da torcida durante a campanha que resultou num título histórico e no centenário do Vasco:

“Sem dúvida nenhuma foi uma grande conquista, pela campanha, pelo grupo que foi formado. Pelo envolvimento do torcedor que nos conduziu à grande vitória lá no Equador. Foi um momento que culminou com alguns anos de planejamento, e o Vasco montou uma grande equipe, fazendo grandes contratações e também mantendo a base de alguns anos, foi muito importante para que a equipe pudesse chegar ao título.”

Para Luizinho, a conquista da Libertadores começou não só no Brasileiro de 1997, que tinha grandes jogadores e a maioria mantida para o ano seguinte, como também pelo trabalho de médio a longo prazo com as categorias de base e contratações que vinham sendo feitas:

“Sem dúvida, acredito que o Vasco vinha perseguindo essa conquista já há algum tempo, principalmente pela manutenção de alguns jogadores na década de 90 e o Vasco sempre tentando montar uma grande equipe, um grande elenco para que pudesse conquistar o Brasileiro e, consequentemente, disputar a Libertadores com possibilidade de vitória. Então, vejo mais por aí, essa década de 90 do Vasco aí é que culminou com o título estadual e mais a Libertadores, foi um planejamento de médio a longo prazo e o resultado maravilhoso foi a conquista da Libertadores. Não só as contratações,, o Vasco vinha fazendo um bom trabalho de base, passou a geração do Valdir, Yan, Jardel, Bruno Carvalho, depois veio Pedrinho. Antes dessa, tivemos a do Bismarck, Sorato, William, Geovani, Romário, Mauricinho, o Vasco sempre elaborou bem esse trabalho, tanto na base, como possibilidade de contratação. Manteve a equipe muito forte por mais de 10 anos.", declarou Luizinho a Super Rádio Brasil.

Luizinho destaca bom ambiente no Vasco em 98 e que River foi o grande rival

A semifinal na Libertadores de 1998 entre Vasco e River Plate(ARG) foi tratada na época como uma final antecipada, por se tratar das duas melhores equipes do torneio. O Vasco venceu a primeira partida em São Januário por 1 a 0 e empatou em Bueno Aires com um belíssimo gol de falta de Juninho, momento que virou música entre a torcida. Para o ex-volante Luizinho, o grande adversário foi o River, apesar do respeito pelo Barcelona(EQU), finalista:

“Nós sentimos que, pelo confronto que poderia existir primeiro com o River e depois com o Barcelona(Equador), claro que a que a equipe do River era a mais forte e acostumada a própria competição, e quando passamos pelo River Plate, a torcida transformou São Januário num grande caldeirão, os ônibus que chegaram estavam praticamente carregados, depois fomos ao Monumental, conseguimos o empate com o gol maravilhoso do Juninho e aí sim, por mais respeito que nós tínhamos pelo Barcelona a gente sabia que o grande adversário já tinha passado.”

Luizinho finalizou sua participação na Super Rádio Brasil revelando o ambiente do Vasco há 15 anos, que era muito bom:

“A convivência era maravilhosa, exatamente como eu vinha colocando, pelo fato de você manter alguns jogadores já há algum tempo, eu praticamente ali tinha quase 10 anos, Carlos Germano, o próprio Juninho tinha 3, 4 anos de clube, o Ramon chegou em 97, já estava o Edmundo em 97 para o Brasileiro, depois chegou Mauro Galvão, os garotos da base, Felipe e Pedrinho, Maricá, o Alex, o ambiente era muito bom entre todos ali, o pessoal da rouparia e a diretoria também. Tivemos dificuldade no início da campanha, mas nós conseguimos superar e nós tínhamos como grande comandante o professor Antônio Lopes, vascaíno declarado, já tinha tido outras passagens pelo clube. Ele conseguiu comandar muito bem aquele grupo, de forma brilhante até chegarmos naquela conquista.”

Fonte: Supervasco