Preparador físico comenta maratona de jogos, elogia jogadores e fala do aproveitamento de Juninho

Terça-feira, 13/08/2013 - 22:09

Após o treino da tarde em São Januário o Vasco embarca para São Paulo para enfrentar o Santos amanhã pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após esse jogo, a delegação volta para o Rio para encarar o Grêmio e em seguida irá para Manaus jogar contra o Nacional pela Copa do Brasil. Será uma maratona de jogos em curto espaço de tempo, e o preparador físico Celso de Rezende comentou a Super Rádio Brasil sobre o ritmo de treinos e jogos do Vasoc e elogia desempenho dos atletas:

“A vitória será importante no aspecto de melhorar a confiança do grupo. A gente vem sempre falando que uma das coisas fundamentais para que a equipe desse uma reagida dentro do campeonato era a partir do momento que melhorasse também no aspecto técnico e tático. Acredito que aos poucos o Dorival vem encontrando a maneira correta de jogar, conhecendo mais o grupo e dessa maneira colocando a filosofia de trabalho dele. Isso ajuda bastante até no condicionamento físico e a partir do momento que você tem uma equipe melhor distribuída em campo o desgaste físico é menor. A gente tem que considerar que entramos numa maratona de jogos agora, com várias viagens, isso diminui o tempo de treinamento, mas está dentro do que a gente havia planejado, creio que a equipe vem subindo de produção. Temos um planejamento de jogo, que é importantíssimo, a gente vê que é comum você perder jogadores por cartões amarelos e algumas contusões que aparecem, mas quem está entrando está realmente fazendo isso bem. Agora é ter uma sequência, ter todos os cuidados possíveis, mas eu estou contente com os resultados que vem apresentando.”

Celso de Rezende: "O futebol não se faz só no aspecto físico..."

Antes da contratação do técnico Dorival Júnior e do preparador físico Celso de Rezende, o Vasco era apontado como um potencial candidato ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em participação na Super Rádio Brasil, Celso afirmou que não só a técnica, a tática e a preparação física fazem o futebol, mas também um bom apoio psicológico:

“O atleta tem que ter confiança naquilo que você fala, o futebol não se faz só no aspecto físico, técnico ou tático é importante o dia a dia, a convivência, isso a gente encontrou dentro desse elenco, uma aceitação muito boa. A partir do momento em que o atleta confia naquilo que você passa e faz, as coisas ficam mais fáceis.”

Celso de Rezende rasgou elogios a Juninho Pernambucano, tendo revelado que o meia também ajuda na preparação do próprio treinamento físico:

“É muito fácil de falar do Juninho, um atleta, na concepção da palavra. A partir do momento em que você enxerga num ídolo coisas boas, coisas positivas, você tem um espelho, como a gente diz. Além da qualidade técnica que ele tem, está sempre mostrando para os mais jovens o correto a trilhar, é um atleta que gosta de trabalhar, a grande preocupação nossa é qualificar o trabalho que é passado para o Juninho, não tem a necessidade de fazer o mesmo trabalho que, de repente, outros atletas precisem fazer. Mas ele sabe até que ponto ele pode evoluir, a gente vem no dia a dia sempre conversando bastante, ele nos ajuda até a fazer sua própria programação de treinamento.”

Preparador considera benéfica suspensão de Juninho do jogo de 4ª

Após 3 partidas seguidas, o meia Juninho Pernambucano cumprirá suspensão por 3 cartões amarelos e não enfrenta o Santos amanhã, na Vila Belmiro. A semana que o Reizinho terá para se recuperar fisicamente é considerada benéfica pelo preparador físico Celso de Rezende, que afirmou a Super Rádio Brasil que os próximos dias servirão de descanso e de preparo para retorno em plenas condições contra o Grêmio, no sábado:

“Nós nunca estipulamos número de jogos, isso depende de jogo a jogo, do desgaste de cada jogo e da participação do atleta. Mas nesse momento, esse repouso que ele terá devido ao terceiro cartão amarelo acredito que vai ser benéfico, a gente consegue um tempo maior para recuperá-lo fisicamente e colocá-lo numa condição melhor para os próximos jogos.”

Fonte: Supervasco