Tentando reduzir elenco, Vasco tem 11 jogadores encostados

Quinta-feira, 25/07/2013 - 12:15

O técnico Dorival Junior manifestou recentemente a preocupação com o inchaço do elenco vascaíno. No dia a dia, são quase 40 jogadores no gramado de São Januário - incluindo aqueles em recuperação no departamento médico, como Rodolfo e Bernardo. Mas além desses, na primeira linha do plantel, o Vasco ainda tem mais de 10 atletas treinando em horários alternativos e ainda sem um novo rumo na carreira. A esse grupo somou-se nos últimos dias o atacante Thiaguinho. Pelo menos esse já parece ter novo destino. O jogador, avisado na semana passada que não estava nos planos, deve ser negociado com um time da Série B do Brasileiro. Para o restante, a situação é mais complicada. Muitos têm contrato longo e, pelo menos por enquanto, estão sem mercado.

Na última semana, o Vasco acertou o empréstimo do atacante Nilson, que chegou ao Vasco em 2010, estava emprestado até janeiro e tem contrato até 2014. O jogador vai para o Bragantino. Outro que pode estar de saída, mas ainda tem vínculo com o clube até o fim do ano, é o meia-atacante Maicon Assis, que passou uma temporada no Vasco de Sines e vai voltar para Portugal para testes em outro clube. Com passagem também por Sines, o meia Washington foi emprestado ao Duque de Caxias até dezembro, quando termina o contrato com o Vasco. São apenas três entre 14 jogadores com compromisso em vigor e que ainda têm destino incerto.

Esse grupo treina em horários alternativos ao elenco de Dorival Junior. Entre eles, nomes mais conhecidos do torcedor, como Max, Jonathan, Enrico e André Ribeiro - que chegaram a jogar com alguma frequência nos últimos anos -, e outros que nem chegaram a jogar pelo time profissional. É o caso de Willen, Guilherme Morano, Marcos Moraes, Roni e Rodrigo Dinamite, filho do presidente do Vasco. Ainda restam outros, como Andrey, filho de Geovani que treina sozinho em Vitória (ES), e Renato Augusto. Esse último deve ter o contrato rescindido, pois pouco aparece no clube. Para alguns que têm vínculos longos, uma solução estudada é fazer acordo para liberá-los do vínculo com o clube.

Entre os jogadores que treinam no dia a dia com o técnico Dorival, o clube aguarda propostas para empréstimo ou até negociação em definitivo. O caso do atacante Leonardo é o mais emblemático. Emprestado sem custos pelo Atlético-MG, o Vasco paga apenas os salários do jogador, que só entrou em campo quatro vezes em 2013, mas deve cumprir contrato com o clube até o fim do ano. Hoje terceiro goleiro do time, Alessandro tem contrato até 2015 e será emprestado. O goleiro está tirando passaporte italiano e deve se transferir em breve. Com a chegada de Fagner, o lateral Elsinho, que não pertence ao Vasco, também pode sair.

Outros nomes de maior peso, como dos atacantes Eder Luis e Tenorio, além do meia Wendel, serão estudados caso a caso, no ritmo das sondagens e propostas que chegarem. Pelo ajuste de orçamento, os três faziam parte da lista de negociáveis desde os tempos de Paulo Autuori, que brigava para continuar com o experiente trio. Com a chegada de Dorival, Eder e Wendel voltaram ao time titular, enquanto Tenorio, procurado pelo futebol equatoriano e japonês, fez o último gol da vitória contra o Fluminense e costuma refoçar que quer ficar. Quem perdeu espaço recentemente foi o meia Dakson. Ultimamente nem no time reserva ele tem sido escalado nos coletivos. No início de ano o Vasco chegou a discutir com seu empresário uma renovação de contrato, que ficou em compasso de espera e não aconteceu.

Apesar da vontade de enxugar o grupo até o fim da temporada, a comissão técnica pretende avaliar cada posição e suas opções. É bom lembrar que muitos do atual elenco são emprestados e podem sair no fim do ano. Casos, por exemplo, de Fillipe Soutto, Pedro Ken e Yotún. Alisson, do Cruzeiro, vinha agradando, mas é caro demais para ser comprado. A situação do atacante André, ligado ao Atlético-MG, é semelhante.

Confira abaixo os nomes do atual elenco do Vasco e a situação dos jogadores que treinam separadamente em São Januário:

Grupo 1

Goleiros: Diogo, Michel Alves, Alessandro, Jordi

Laterais: Nei, Fagner, Elsinho, Yotún e Henrique

Zagueiros: Renato Silva, Rafael Vaz, Jomar, Luan

Volantes: Guiñazu, Sandro Silva, Abuda, Wendel, Fellipe Bastos, Fillipe Soutto, Baiano

Meias: Pedro Ken, Dakson, Alisson, Juninho, Marlone, Montoya, Fabio Lima

Atacantes: André, Eder Luis, Tenorio, Edmilson, Reginaldo, Willie, Robinho, Leonardo e Thiaguinho (este deve deixar o clube na semana que vem)

Lesionados: Rodolfo (zagueiro) e Bernardo (meia)

*Jogadores que voltaram aos juniores: Dieyson, Jhon Cley, Guilherme e Thales.

Grupo 2

Nilson - atacante - emprestado ao Bragantino. Tem contrato até fevereiro de 2014.

Maicon Assis - meia - vai passar por testes em Portugal. Contrato até março de 2014.

Washinton - meia - emprestado ao Duque de Caxias até o fim do ano, quando termina seu contrato.

Max - lateral - voltou de empréstimo em maio. Treina em São Januário. Contrato até junho de 2016.

Rodrigo Dinamite - atacante - voltou de empréstimo em maio. Treina em São Januário. Contrato até o fim do ano.

Enrico - meia - voltou de empréstimo em fevereiro. Treina em São Januário. Contrato até maio de 2014.

Jonathan - atacante - voltou de empréstimo em junho. Treina em São Januário. Contrato até o fim do ano.

André Ribeiro - zagueiro - Descartado após o Estadual. Contrato até o fim do ano.

Guilherme Morano - atacante - voltou de empréstimo em abril. Contrato até janeiro de 2014.

Marquinhos Moraes - meia - voltou de empréstimo do futebol romeno. Deve rescindir com o clube. Vínculo até outubro desse ano.

Roni - zagueiro - voltou de empréstimo em junho. Tem contrato até o final do ano.

Willen - atacante - voltou de empréstimo em maio. Tem contrato até o fim de 2014.

Renato Augusto - volante - Deve ter contrato rescindido. O vínculo é até maio de 2014.

Andrey - meia - Treina em Vitória (ES). Tem contrato até o fim do ano.

Fonte: GloboEsporte.com