Euller, o 'Filho do Vento', campeão pelo Vasco, agora estuda para ser treinador

Sábado, 01/06/2013 - 15:45

O ex-jogador Euller está em São Luís para um evento promovido por uma torcida organizada do Palmeiras, na noite deste sábado. O GLOBOESPORTE.COM aproveitou a visita do ex-atacante e conversou com ‘O Filho do Vento’ sobre vários assuntos, principalmente sobre Neymar e a Seleção Brasileira em meio ao clima da Copa das Confederações.

Aos 42 anos, Euller Elias de Carvalho está se preparando para ser treinador. O objetivo é começar a trabalhar em 2015. Até lá, preenche o tempo participando de cursos e estágios, além de se dedicar bastante à família, o que encontrou dificuldade para fazer durante o período que trabalhou como jogador.

O ex-atacante teve sucesso pelas equipes que passou com destaque para Palmeiras e Vasco. Ele inclui também em seu currículo convocações para a Seleção Brasileira. Euller comentou sobre o atual momento de um jogador que se destaca na mesma posição. A saída de Neymar para a Europa foi na hora certa, na avaliação do mineiro.

- O Neymar vai ter o período de adaptação e isso o europeu sabe fazer. A única coisa que o europeu perde é quando eles robotizam o atleta. Eles contratam o jogador por tudo aquilo que ele fez no Brasil e chegando lá, tiram a característica brasileira para colocar a europeia. Vi isso com Robinho, Kaká, Ronaldo, Ronaldinho. Eles mudaram quando chegaram à Europa – analisou.

Na análise do futuro treinador, a escolha foi ideal pelo fato de o Barcelona ser o time que menos ‘descaracteriza’ o atleta brasileiro.

- A escolha é importante. E o Barcelona não trabalha desta forma. Estive lá há três semanas e fiz um trabalho técnico. Vi que não é da mesma forma da Itália e Alemanha e até mesmo do Real Madrid, que tem um padrão de jogo diferente. No Barcelona, os jogadores são mais leves e não tão altos, que é o caso do Neymar.

Sobre a Seleção, Euller acredita que o atacante será o grande nome na Copa do Mundo. No entanto, a Copa das Confederações é uma boa oportunidade para intensificar a preparação.

- A Seleção Brasileira depende desse talento e esse talento é o Neymar. Essa transferência para a Europa foi excelente, no momento certo. O trabalho deve ser feito agora para que ele seja o ‘nosso cara’ na Copa do Mundo. O trabalho começa na Copa das Confederações visando a Copa do Mundo para que o Neymar chegue em 2014 como aquele que vai resolver. Temos outros jovens talentos, como Oscar e Lucas, mas o Neymar vai ser o homem de nossa confiança para que faça a Seleção ganhar os jogos.

Euller começou a carreira de jogador no América-MG, mas ganhou destaque atuando pelo Palmeiras e Vasco da Gama, justamente os clubes que passam por problemas nos bastidores, inclusive o time de São Paulo está na Série B do Campeonato Brasileiro, após amargar o segundo rebaixamento. O momento pelo qual passam os clubes é determinado pela política interna, na avaliação do ex-jogador.

-Infelizmente o lado da diretoria tumultua muito o lado do futebol e essa briga política no Palmeiras é uma coisa que nunca vi em clube nenhum. Isso afeta de tal forma o rendimento dentro de campo que é inacreditável. Eles não se contentam com o lado político e entram pelo futebol. E essa intromissão traz à tona coisas do departamento do futebol que deveriam ficar internas. Fiz um estágio de quatro meses no Palmeiras, ano passado, quando o Felipão estava à frente e fiquei horrorizado. No Vasco, a mesma coisa, a oposição não deixa o presidente trabalhar. A vaidade é muito grande a ponto de não ligar para o clube – concluiu.

Euller jogou ainda no São Paulo, Atlético Mineiro, São Caetano e no futebol japonês. Entre os títulos estão Libertadores, Brasileiro, estaduais e Copa Mercosul. Euller revelou que já foi convidado para ser dirigente e até voltar a jogar, mas prefere ser treinador a partir de 2015. Propostas do Japão já chegaram até o ex-atleta.




Fonte: GloboEsporte.com