Presidente do PDT confirma que Edmundo será candidato a deputado estadual; ex-jogador não se pronuncia

Sábado, 01/06/2013 - 02:20

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou nesta sexta-feira que o ex-jogador de futebol Edmundo será candidato a deputado estadual no Rio pelo partido nas eleições de 2014. Segundo Lupi, Edmundo aceitou o convite e a filiação deverá ocorrer até o fim de junho. O ex-atleta, que é comentarista de esporte da TV Bandeirantes, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a intenção de concorrer ao cargo.

De acordo com Lupi, o objetivo é fazer com que Edmundo seja um puxador de votos no partido. As negociações para convencer o ex-jogador foram feitas pelo prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos (PDT), amigo de Edmundo. Em 2010, o PDT elegeu o também ex-jogador Bebeto, tetracampeão com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Bebeto conquistou cerca de 28 mil votos.

— A expectativa é que o Edmundo tenha entre 80 mil a 100 mil votos. Ele é muito conhecido em todo o país, principalmente pela história que ele teve no Vasco — afirmou Lupi.

Nos bastidores, o PDT sonhava com a possibilidade de também ter Romário como candidato à reeleição de deputado federal no ano que vem. O parlamentar, porém, decidiu permanecer no PSB, onde se elegeu com mais de 140 mil votos. Edmundo e Romário não são mais amigos próximos. Em 2000, eles tiveram um desentendimento quando jogavam pelo Vasco.

Procurado pelo GLOBO, Edmundo não retornou as ligações.

A carreira de Edmundo foi marcada por grandes momentos e polêmicas com brigas dentro de campo. Com imagem de “bad boy”, ele iniciou carreira no Vasco em 1991. Quatro anos depois, ele se envolveu em um acidente de carro, em 1995, na Lagoa Rodrigo de Freitas, quando jogava no Flamengo, que deixou três mortos. O ex-jogador passou por vários clubes, como Palmeiras, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense e Nova Iguaçu. No exterior, jogou pela Fiorentina e Napoli, na Itália, e atuou em clubes do Japão. Em 1998, foi reserva da seleção brasileira na Copa do Mundo na França.

Com a criação do PSD, o PDT perdeu três deputados no Rio: Wagner Montes, Myrian Rios e Marcos Soares. Atualmente, os pedetistas contam com oito parlamentares. O partido também quer lançar candidatura do deputado federal Miro Teixeira ao governo do estado.

Fonte: Globo Online