Ex-vascaíno Dé, o Aranha, relembra histórias de seus tempos de jogador

Sexta-feira, 31/05/2013 - 13:28

Ele aprontou todas no Maracanã. Marcou gol usando uma pedra de gelo, jogou areia nos olhos de um goleiro para atrapalhá-lo durante cobrança de falta e fez até um bandeirinha comer grama. Episódios que transformaram Domingos Elias Alves Pedra, ou simplesmente Dé Aranha, 65 anos, num dos personagens mais folclóricos da história do estádio. O atacante brilhou entre as décadas de 1960 e 1970 com as camisas de Bangu, Vasco e Botafogo.

Arisco e malandro (“Não tem que acabar com a malandragem, não. Se acabar o malandro, como é que vai ter o otário? Vai ficar todo mundo igual”, argumenta, em defesa da classe), Dé é até hoje lembrado pelos casos do arco da velha que protagonizou, como o ocorrido na partida entre Flamengo e Bangu, na Taça Guanabara de 1970.

— O Bangu ganhava por 1 a 0 e o Flamengo ia bombardeando... até que o Luís Alberto (do Bangu) se jogou no chão para ganhar tempo. Aproveitei e peguei uma pedra de gelo grande. O jogo reiniciou e o Reyes (do Flamengo) pôs a bola no chão. Mirei e acertei a bola com a pedra de gelo. Reyes se perdeu, consegui dar um bico na bola, driblei o goleiro e só não entrei com tudo porque tive humildade — conta ele sobre o jogo em que o Bangu venceu por 4 a 0.

— Meses depois, fomos jogar contra o Vasco. Estava empatado, finalzinho do jogo, e o árbitro marca falta para o Bangu. No meio do gol tinha uma parte cheia de areia, onde não nasce grama. Cheguei e enchi a mão. O Aladim bateu a falta direto para o gol e quando o goleiro Andrada foi defender joguei a areia na cara dele. Resultado: gol do Bangu, vencemos por 2 a 1 — diverte-se.

Sua relação com a arbitragem era complicada. No Vasco, após ter seu gol anulado, que seria o do empate no fim de um clássico contra o Flamengo, Aranha descontou sua fúria no bandeirinha.

— Agarrei um monte de capim e empurrei tudo dentro da goela dele. Gritei que burro tinha que comer capim — ri.

Dé garante ter sido o primeiro jogador a tomar um cartão das mãos do árbitro.

— Eu peguei o cartão, que na época era de plástico, e rasguei aquela m... a dentadas!

Dé, um dos jogadores mais folclóricos que já passou pelo Maracanã, já fez gol usando pedra de gelo, areia e fez um bandeirinha comer grama


Fonte: Extra Online