Irmãos Linderman e Linnick buscam espaço na base do Vasco

Sexta-feira, 31/05/2013 - 06:37

Um luta por um lugar ao sol na categoria juniores, o outro é titular e grande destaque da geração 99, campeã do Campeonato Carioca Mirim em 2012. O mais velho é zagueiro, enquanto o mais novo atua na região do campo mais importante, o meio-campo. Os irmãos Linderman Souza e Linnick Souza chegaram ao Vasco da Gama em 2006, se destacaram ao longo dos anos e se tornaram capitães de suas respectivas gerações.

Nascido em 1995, Linderman começou sua trajetória no Futsal vascaíno, mas teve uma breve passagem pelo Botafogo antes de retornar definitivamente para atuar na categoria pré-mirim do Gigante da Colina no futebol de campo. O responsável pela troca de piso foi Álvaro Miranda, que enxergou no defensor potencial necessário para defender o profissional no futuro.

Linderman faz parte da mesma geração de Daniel Pessoa, Richard, Gabriel Felix, Brenner e Thalles, que hoje integra o time profissional. Assim como a grande maioria desses jogadores citados, o zagueiro estudou no Colégio Vasco da Gama, conquistou um título Estadual em 2006 e foi vice-campeão Brasileiro e quarto colocado no Campeonato Mundial em 2012. O defensor passou pela mão de treinadores de qualidade, como o falecido Zeíca, o ex-treinador do juvenil Tornado e o atual técnico do sub-17 Cássio Barros, para quem ele costuma rasgar elogios.

Linnick, por sua vez, passou mais tempo atuando no Futsal vascaíno e até mesmo por isso acumula vários títulos pelo Gigante da Colina. Nascido em 1999 e fã de Juninho Pernambucano, o meia foi um dos grandes destaques do cruzmaltino no último Campeonato Carioca Mirim, que terminou com o título vascaíno em cima do Flamengo. A jovem promessa, que também estuda no Colégio Vasco da Gama, costuma ser dar bem contra o rubro-negro. A prova disso é que quando ainda estava no pré-mirim, Linnick marcou contra o time da Gavea em São Januário pela Copa Light.

Atualmente, os irmãos estão adquirindo experiência nos times infantil e júnior. Isso porque ambos estão no primeiro de categoria e os treinadores costumam priorizar atletas mais experientes, principalmente no setor de Linderman, que chegou a ser relacionado para seis partidas em 2013. Linnick vem atuando no Torneio Guilherme Embry, porém ainda não teve a oportunidade de atuar no Estadual. O fato de ter como concorrentes atletas como Evander, Andrey, Luan e Matheus Pet, que estão no último ano de sub-15, dificulta ainda mais.

Origem dos nomes

Linderman recebeu esse nome por conta de uma homenagem de seus pais a um médico. Ocorre que a mãe do atleta tentou por seis anos engravidar e só conseguiu quando fez um tratamento com um profissional chamado "Linderman". Como conseguiu engravidar após o tratamento, a mãe decidiu dar ao filho o mesmo nome do doutor que cuidou do seu caso.

O nome de Linnick, por sua vez, foi escolhido graças a semelhança e a proximidade ao nome Linderman. O responsável pela escolha foi o pai do meio-campo, que na época de escola possuía um amigo com o mesmo nome da promessa vascaína.


Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco