TENORIO MARCA E VASCO VENCE PORTUGUESA NA ESTREIA DO BRASILEIRÃO: 1 A 0

Sábado, 25/05/2013 - 20:25

No duelo "português" na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, o time da colônia lusitana no Rio de Janeiro levou a melhor. O Vasco dominou sem dificuldades a Portuguesa e venceu por 1 a 0, gol de Tenorio em falha do goleiro Gledson. Diante de pouco mais de 11 mil pessoas em São Januário, os destaques da partida foram o atacante equatoriano e o meia Alisson, que veio para a Colina envolvido na negociação do zagueiro Dedé com o Cruzeiro. Pelo time paulista, Diogo e Souza foram os que mais incomodaram a defesa carioca, mas a equipe comandada por Édson Pimenta teve apenas 37% de posse de bola e três finalizações em todo o jogo, contra 11 do adversário.

Na próxima rodada, o time dirigido por Paulo Autuori enfrenta o São Paulo, quarta-feira, no Morumbi. Já a Lusa jogará somente no domingo, contra o Náutico, nos Aflitos, pela terceira rodada. A partida contra o Fluminense no Canindé pela segunda rodada foi adiada para o dia 12 de junho, em função da disputa das quartas de final da Libertadores.

O Vasco teve três desfalques neste sábado: o zagueiro Rodolfo e o meia Bernardo se recuperam de cirurgias no joelho. Recentemente absolvido da acusação de doping, Carlos Alberto ainda recupera a forma física. O atacante André, última contratação do clube, ainda não foi regularizado. A Portuguesa teve mais problemas: além de Cañete, o zagueiro Moisés Moura, o volante Muralha, o meia Héverton e o atacante Diego Viana, todos machucados, não entraram em campo.

O JOGO

A equipe anfitriã começou a partida tentando manter a bola no campo da Portuguesa, marcando a saída do rival e evitando ligações diretas entre defesa e ataque. No meio, Alisson, que trocou o Cruzeiro pelo Vasco envolvido na transferência do zagueiro Dedé, distribuía bem o jogo. Ele chegou a criar um lance de perigo logo nos primeiros minutos, ao colocar a bola na cabeça de Tenorio. Mas o atacante, que desempenhou bom papel ao pressionar os zagueiros adversários quando perdia a posse, concluiu mal. A defesa, bem postada, cortava sem grandes dificuldades todas as tentativas de contra-ataque da Lusa, que tinha Diogo, ex-Flamengo, e Souza, ex-Grêmio, como seus principais articuladores. Os erros de passe atrapalhavam bastante o ritmo do time de vermelho e verde.

A Portuguesa parecia aceitar passivamente o amplo domínio cruz-maltino. Tenorio novamente deu trabalho ao passar por Rogério e mandar para a área. Corte providencial de Lima. Éder Luís também teve boa chance, após ótimo lançamento de Sandro Silva. Matou a oportunidade na canela. A essa altura, a Lusa, retraída, procurava apenas dificultar a troca de passes do time da casa, esperando a chance de um lance em velocidade para responder. A tática era das mais perigosas. Éder Luís teve tudo para abrir o placar aos 26, após passe de Tenorio. Bateu cruzado, para fora. O jogo ficou morno, com a Portuguesa tentando congestionar o meio de campo e passando a marcar por pressão, e o Vasco se mostrando sem muitas opções para fugir do ferrolho. No fim do primeiro tempo, Alisson, até então o melhor em campo, ainda tentou um golaço por cobertura. Passou perto. Foi a deixa para o apito.

Os números do scout no intervalo mostravam claramente a superioridade do clube carioca. O Vasco teve sete finalizações, quatro bolas levantadas na área, três escanteios a favor e dois contra-ataques. Em todos esses quesitos, a Portuguesa ficou com zero no primeiro tempo. Nos desarmes foram 17 dos cruz-maltinos contra 10 da Lusa, com vantagem para o time da casa também na quantidade de passes certos: 128 contra 93 dos paulistas. A bola ficou 58% do tempo na primeira etapa com a equipe dirigida por Paulo Autuori.

Sem alterações, os times voltaram para os últimos 45 minutos. E o panorama da partida também não mudou. Sofrendo com erros de passe, a Portuguesa voltou a ficar acuada no seu campo de defesa. E, aos dois minutos, uma bola cruzada por Alisson foi mal cortada por Lima. Tenorio dividiu no alto com o goleiro Gledson, que falhou. O atacante equatoriano não perdoou: 1 a 0. A Portuguesa até tentou ensaiar uma reação com cerca de 10 minutos, mas não conseguia ter volume de jogo suficiente para fazer o Vasco recuar, tampouco para fazer a torcida parar de cantar. Porém, os cruz-maltinos pareceram relaxar com o resultado, a Lusa passou a avançar um pouco mais e os cruzamentos de Souza se tornaram uma ameaça.

O técnico Paulo Autuori resolveu então dar novo gás ao time. Sacou Dakson, que teve atuação apagada embora tenha saído aplaudido, para a entrada do atacante Edmílson. Pouco depois, Fellipe Bastos, cãibras, também saiu, dando vaga a Abuda. Funcionou. O Vasco voltou a dominar as ações, apesar de a Portuguesa se mostrar mais disposta a atacar do que na etapa inicial. As cãibras, aliás, passariam em pouco tempo a ser o principal obstáculo para os cruz-maltinos. Depois de Fellipe Bastos, Alisson também sentiu e, em seguida, o autor do gol, Tenorio, foi ao gramado e precisou de atendimento.

Alisson teve de sair para a entrada de Wendel e o Vasco, dessa forma, perdeu o seu principal articulador. Ainda assim, a superioridade do Vasco era nítida. Apesar da chance de Souza, aos 26, com 31 minutos de jogo o time carioca já somava 65% de posse de bola na partida. E a situação melhorou com a expulsão de Diogo, aos 33 minutos. Ele levou o segundo cartão amarelo por falta em Wendel, em lance que pareceu ser involuntário. Tenorio novamente foi ao gramado sentindo a musculatura. Desta vez, chegou a sair de maca para receber atendimento. Voltou, mas mancando, claramente no sacrifício. O Vasco passou então a dosar o ritmo e administrar o resultado. A vitória na estreia já estava garantida.

GALERIA

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Horário: 25/05/2013 - 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Joao Patricio de Araujo (GO)

Cartões amarelos: Luan, Yotún (VAS)
Cartão vermelho: Diogo (POR)

GOLS: Tenório, aos 2'/2ºT (1-0)

VASCO: Michel Alves; Elsinho, Luan, Renato Silva e Yotún; Sandro Silva, Fellipe Bastos (Abuda - 24/2ºT), Dakson (Edmilson - 17/2ºT) e Alisson (Wendel - 28/2ºT); Eder Luis e Tenório. Técnico: Paulo Autuori.

PORTUGUESA: Gledson; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando , Souza (Arraya - 36/2ºT), Correa (Moisés - 21/2ºT) e Matheus; Diogo e Romão (Henrique - 22/2ºT). Técnico: Edson Pimenta.

TROFÉU NETVASCO 2013

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Tenorio8.0897*5.1951
Luan7.2989*6.2944
Alisson7.2816*7.2816
Sandro Silva7.1736*4.3168
Yotún6.7322*5.3345
Renato Silva6.58624.9347
Michel Alves6.3080*5.3562
Dakson5.93225.6801
Fellipe Bastos5.918412º4.2929
10ºElsinho5.9115*6.1314
11ºEder Luis5.682810º4.9317
12ºWendel5.36985.3029
13ºEdmilson4.9207*4.9207
14ºAbuda4.38855.4492

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 870 | Ranking 2013



Fonte: GloboEsporte.com (texto), Lancenet (ficha), Youtube (vídeo), Site oficial do Vasco (fotos)