Futebol Americano: Vasco é o maior vencedor da história da temporada regular do Torneio Touchdown; veja estatísticas

Sexta-feira, 17/05/2013 - 09:16

Sou fã de futebol americano há um bom tempo e desde sempre fui cativado pela forma que o esporte é tratado nos Estados Unidos. A quantidade de informações sobre jogadores e equipes é o diferencial dessa modalidade. Todos sabem que estamos há menos de duas semanas para o começo da temporada regular e, por isso, resolvi analisar os dados dos últimos quatro anos de Torneio Touchdown. O torneio em si já possui muita história. Este ano, teremos vinte equipes com o mesmo objetivo: levantar a taça de campeão.

O primeiro assunto que pesquisei foi a quantidade de vitórias que cada equipe deste ano já teve nas edições passadas. Neste quesito o Vasco da Gama Patriotas ainda é soberano, são 15 vitórias.



O TOP 5 se completa com o Corinthians Steamrollers e Vila Velha Tritões (12), Jaraguá Breakers (10), Botafogo F.A (8) e; Tubarões do Cerrado e T-REX (7).

Acho que o ponto mais válido dessa lista é perceber que uma boa campanha nesse ano pode despontar qualquer equipe para o topo desta tabela.

Muitas pessoas falam da invecibilidade do Corinthians Steamrollers, que venceu seus 12 jogos em temporada regular, mas se esquecem de que o Vasco da Gama Patriotas somente perdeu um jogo de temporada regular em todas as suas aparições no Torneio Touchdown – Vila Velha Tritões 36 x 23 Vasco da Gama Patriotas (21/08/2010).

O Corinthians é a única equipe com 100% de aproveitamento em jogos da temporada regular e este ano terá mais 7 desafios para manter essa marca. As equipes que podem acabar com a sequência do Rolo Compressor são: Uberlândia Lobos (01/06), C.G Gravediggers (29/06), Vila Velha Tritões (14//07), Jaraguá Breakers (25/08), Salvador All Saints (21/09), Flamengo F.A (05/10) e Botafogo Challengers (26/10).



Neste gráfico de aproveitamento da temporada regular não estão as equipes que entraram este ano: Juventude Gladiators, Flamengo F.A, Salvador All Saints e Minas Locomotiva.

O que achei mais interessante deste gráfico foram as posições do Santos Tsunami com um aproveitamento de 25% (3V e 9D), do T-REX (7V e 5D) e do Tubarões do Cerrado (7V e 7D).

O T-REX e Tubarões do Cerrado fizeram uma espetacular temporada regular no ano passado, fechando seus sete jogos com seis vitórias e uma derrota. Este ano, ambas as equipes são cotadas como possíveis de vencer suas conferências.

Por fim, deixo o TOP 5 dos melhores ataques, defesas e saldo de pontos em todas as temporadas regulares (TTD I, TTD II, TTD III, TTD IV).







Destaque para a defesa do Vitória Antares que foi a melhor dentre as novas equipes do Torneio Touchdown no ano passado e promete muito para esta temporada. O Corinthians Steamrollers possui hegemonia nos três critérios, sendo o melhor ataque, melhor defesa e, consequentemente, melhor saldo de pontos de toda a história da competição.

Serão 70 jogos na temporada regular e esse ano promete muita emoção para todos que são amantes da bola oval. Com certeza, será o maior e melhor estruturado torneio de futebol americano que o Brasil já presenciou.

Fonte: Coluna Na Visão do Gentil - Torneio Touchdown