Fifa pode barrar o Fluminense de utilizar São Januário na Libertadores

Segunda-feira, 13/05/2013 - 08:21

Neste domingo (12/05) a Super Rádio TUPI recebeu o Coordenador Administrativo do Fluminense, Marcelo Penha, que falou com exclusividade a respeito de temas importantes como Libertadores, calendário brasileiro e até o problema do doping que rondou as Laranjeiras neste início de temporada.

O tricolor teve problemas com a interdição do Engenhão e passou mandar seus jogos em São Januário, mas não contava com as restrições da Conmebol sobre a capacidade. Além dessa questão, o estádio cruz-maltino será cedido para a Itália, o que deixaria o Fluminense sem casa para o Brasileiro. Marcelo Penha falou sobre o acontecimento.

“Fomos pegos de surpresa com o fechamento do Engenhão. Nós tínhamos contrato ate o fim do ano, o Vasco gentilmente cedeu são Januário. Agora temos a questão da quarta de final, devido a logística, não poderíamos jogar em São Januario. O estádio estará cedido para a seleção da Itália, e a Fifa não permitirá que o Fluminense possa utilizá-lo. Não temos estádio com capacidade ou condição de iluminação com menos de 100 km da cidade, atendendo a restrição da Conmebol. O Rodrigo Caetano está procurando um lugar valorizando a parte técnica. Tenho a esperança que a Conmebol possa ceder ao nosso apelo e libere o estádio para que possamos utilizar pelo menos por 5 horas”.

Outro ponto levantado com o Coordenador foi o calendário apertado, que prejudica a qualidade de competições menores como o estadual e, teme ainda pelo ano que vem, com Copa do Mundo, o calendário será ainda mais apertado.

“A gente tem que defender a questão da pré-temporada. O Mineiro começou apenas em fevereiro e as duas equipes estão muito bem, temos que prolongar a pré-temporada. Ano que vem por ser ano de Copa do Mundo a tendência é que seja pior, por enquanto é só boato, mas o que parece é serão apenas 30 dias de férias, obrigando a fazer uma pré-temporada no Natal, no Ano novo. Temos que sentar e conversar sobre o Carioca, mas dependemos ainda da liberação do calendário por parte da CBF, fala-se de iniciar o Carioca a partir do dia 8, teremos que avaliar isso.Por falta de datas, o Fluminense declinou um convite para participar do Troféu Ramón de Carranza”

A diretoria foi surpreendida com três casos de doping em 2013. Os atletas envolvidos foram o xodó Thiago Neves, o luso Deco e a revelação Michael. Marcelo falou sobre os casos.

“A gente vê na pré-temporada e durante todo o ano os nossos médicos instruem aos atletas para não tomar nenhum medicamento sem autorização. Thiago Neves não chegou a ser doping, o sogro dele é médico e na madrugada o jogador passou mal e ligou para sua mulher que auxiliada pelo pai receitou um medicamento e, foi preferível vetar o jogador. Deco ficou estupefato, ele se consulta com um médico Ortomolecular e no sangue dele acusou falta de ferro, ou alguma coisa semelhante, e a farmácia manipulou o medicamento, o meia já contratou um grupo de advocacia. Ele tem uma carreira brilhante, para encerrar assim é lamentável. O caso de Michael é preocupante, ele já foi encaminhado para tratamento psiquiátrico e etc, ele disse que já havia usado em outras festas e,. Foi punido sendo desconvocado da seleção sub-20. Nesta semana, um grupo de profissionais vai para Xerém palestrar sobre o tema".

Fonte: Suoer Rádio Tupi