Vasco tem dois universitários em seu elenco: Fillipe Soutto e Pedro Ken

Quinta-feira, 09/05/2013 - 12:25

A presença do Vasco na Universidade Federal de Juiz de Fora, na quinta pela manhã, causou alvoroço e mudou a rotina dos universitários. Os jogadores, ainda acanhados, tentavam se adaptar ao ambiente repleto de jovens estudantes. No grupo, porém, havia quem se sentia à vontade neste clima. Contratados este ano pelo Gigante da Colina, Fillipe Soutto e Pedro Ken estão na ala dos atletas com curso superior.

Soutto tem o caso mais impressionante. O volante de 22 anos ingressou na faculdade em 2013 e cursa atualmente Administração. Por conta da rotina de treinos e jogos, o faz à distância, o que, em sua visão, não chega a ser um grande empecilho, já que dedica suas horas vagas aos estudos, deixando um pouco de lado o video-game e a "bagunça", tão comum nas concentrações de futebol.

– Acho muito importante estudar, porque é um exercício da mente e também é uma mudança de foco na questão do esporte. Porque se a gente for viver muito o mundo do futebol o tempo inteiro, pela pressão que existe, a tendência é que a gente esteja sempre preocupado, estressado... – analisou o volante.

Pedro Ken, de 26 anos, ingressou no curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba quando estava na transição entre os juniores e o profissional do Coxa, clube que o revelou. O apoiador lembra com saudade de seu período de estudante.

– Treinar aqui me faz lembrar da minha época. Estava até rolando um trote ali. Lembrei dos trotes da faculdade. Cheguei a levar. Todo mundo leva, não é? (risos). Depois eu acabei dando trote também (risos). É legal relembrar, sinto falta. Infelizmente não tem como a gente conciliar, é complicado, mas espero um dia voltar a fazer – destacou o jogador, que trancou a faculdade.

No elenco, mais jogadores com características peculiares

Não é somente a dupla Fillipe Soutto e Pedro Ken que foge do estilo "boleiro" no elenco do Vasco. Outros jogadores mostram que o atual grupo é bem diversificado. O lateral-direito Nei, por exemplo, toca baixo, guitarra, piano, gaita e é fã de bandas de rock como Metallica, Guns N' Roses e Nirvana, entre outros. Provando sua polivalência, ele ainda luta jiu-jitsu e muay thay, esportes que o diretor-executivo René Simões proibiu que ele praticasse quando chegou ao Gigante da Colina.

Na semana passada, quem também chamou a atenção com dotes que fogem das quatro linhas foi o jovem apoiador Guilherme Costa. Em um vídeo publicado na internet, ele aparece tocando no violão a música "Chasing the Sun", da banda The Wanted.

No grupo ainda há o peruano Yotún e o equatoriano Tenório, que disseminaram a salsa e o reggaeton entre os companheiros. Carlos Alberto, por exemplo, foi um dos que mais se entusiasmaram com os ritmos e, de vez em quando, os ouve.

Bate-Bola

Fillipe Soutto

Por qual motivo escolheu estudar Administração?


Fellipe Soutto: Administração é uma boa área para estudar porque é muito abrangente, muito ampla, e todo lugar precisa de um administrador. Então, estou estudando para, além de ocupar minha mente, no futuro ser um bom administrador em qualquer área.

E como faz para deixar de lado o vídeo game na concentração e estudar?

Fellipe Soutto: Divido o quarto com o Pedro Ken, um cara muito tranquilo. Ele respeita meu momento de estudo. Isso acabou facilitando.

Bate-Bola

Pedro Ken

Embora tenha trancado a faculdade, você ainda procura estar sempre lendo...


Pedro Ken: Concentro junto com o Fillipe Souto. Temos esse perfil parecido de estar buscando se formar, ocupar a mente, estar lendo, aprendendo... Conhecimento a gente nunca perde, leva para vida inteira. Procuro ler antes de dormir.

E o que tem lido?

Pedro Ken: Leio muita coisa, sobre vários temas. Agora estou lendo uma psicografia do Chico Xavier: "Voltei", e uma biografia do Rafael Nadal (tenista) também. Tenho vários livros para ler.

Fonte: Lancenet