Fisiologista Daniel Gonçalves fala sobre preparação do Vasco

Terça-feira, 07/05/2013 - 21:21

O programa Só dá Vasco da última segunda-feira (06/05) teve como convidado o fisiologista Daniel Gonçalves. O profissional, que trabalha com o elenco profissional do Vasco, falou um pouco sobre seu trabalho e sobre a situação de alguns atletas. Gonçalves também revelou como está funcionando a preparação do time no atual período de treinamentos.

Confira a transcrição da entrevista:

Como está sendo a reparação do time para intertemporada em Juiz de Fora? Qual sua avaliação da primeira semana de trabalhos após o recesso?

"A gente utilizou essa primeira semana aqui em São Januário, que é nossa base logística. A gente possui nosso laboratório de fisiologia e todos os aparatos necessários para a avaliação fisiológica. O Paulo Autuori, acompanhado pelo Gilvan, nosso preparador físico, procurou saber todas as condições físicas dos jogadores e para saber disso fizemos uma bateria da avaliação fisiológica. Os atletas realizaram avaliação de velocidade, potência, resistência de velocidade, resistência geral específica, avaliação dos níveis de força musculares, assim como a composição corporal. A partir daí, o treinamento será feito de forma que atletas atinjam uma ascensão física, visando essa estreia no Campeonato Brasileiro. Esse período em Juiz de Fora será fundamental para que esses objetivos sejam alcançados, não só de ordem técnica e tática, comandada pelo Paulo Autuori, auxiliado pelo René Weber, pelo Jorge Luis Almeida, mas também o de ordem física, que é comandado pelo Gilvan, auxiliado pelo Luciano e por nós da fisiologia, tanto por mim quanto pelo Rodney Martins".

Dos jogadores que estão lesionados, quais passaram pela fisiologia e já estão liberados para treinar com bola?

"A gente tem jogadores no processo final de recuperação, como o Leonardo e Robinho. Outros atletas também estão conosco, mas numa fase um pouquinho mais precoce da preparação. O Robinho e o Leonardo estão fazendo trabalho de condicionamento físico, mas ainda com restrições. O Robinho, como todos sabem aí, teve uma lesão, um estiramento até certo ponto grave, no posterior de coxa. O Leonardo sofreu um problema de tendinite bilateral no tendão do joelho. Enfim, os dois atletas já estão no processo de corrida, de trabalhos de condicionamento físico e de trabalho leve com bola, mas também de forma individualizada. Os atletas ficarão ainda no Rio de Janeiro aos cuidados dos nossos recuperadores físicos para que no nosso regresso eles possam trabalhar de forma efetiva com o grupo. Esses são os casos observados com mais atenção no momento".

Tem algum prazo para o Leonardo e o Robinho voltarem a treinar com bola e serem liberados?

"A expectativa é que eles comecem a treinar com o grupo após o nosso retorno de Juiz de Fora. Eles não irão com a delegação, pois vão ficar no Rio de Janeiro fazendo trabalho específico de condicionamento físico. Claro que nesses trabalhos incluirão treinamento com bola, mas de ordem individual e não de trabalhos com o grupo. Acredito que dentro de mais uma semana eles estarão de volta às atividades normais".

Um jogador que sempre preocupa muito a torcida em termos de lesões é o Tenório. Como é que o jogador se apresentou ao Vasco? Como está a situação do equatoriano Carlos Tenório?

"O Tenório, como sabe, teve uma lesão grave ano passado e isso fez com que ele ficasse inativo. Isso faz com que o atleta perca condicionamento e diminua seus os níveis de força, pois o músculo quanto mais exigido ele se adapta positivamente e quanto menos exigido ele se adapta negativamente. Esse foi o problema do Carlos Tenório. Esse ano também ele sofreu algumas lesões de ordem muscular, mas posso dizer que ele se apresentou muito bem nos testes físicos, inclusive sendo um atleta mais rápido na avaliação de velocidade. É claro que a gente, por conta desse histórico recente e por ele já ser um atleta que tem 33 para 34 anos, tem um cuidado maior. Ele também é um atleta velocista e precisa sempre do máximo da musculatura. Por isso é preciso ter algum cuidado especial com ele. Nossa expectativa é que ele tenha uma sequência adequada. O Tenório tem feito todas as atividades físicas em tempo integral. Acredito que se ele tiver uma boa seuência no Campeonato Brasileiro poderá ser bastante útil, até porque seu valor e sua qualidade ele já demonstrou ter nos jogos que disputou com a camisa vascaína".

Ainda falando em lesões, o meia Bernardo teve uma grave lesão e ficará parado por vários meses. Como será feito o trabalho com ele durante esses meses? Quais os cuidados primeiros que estão sendo tomados com o atleta nesse primeiro momento?

"O Bernardo teve um ruptura no ligamento cruzado anterior, que é uma das lesões mais importantes de joelho para o atleta de futebol. Isso aconteceu por conta da atividade do futebol atual, da exigência física, dos níveis de força, enfim, também por conta dos recursos tecnológicos. Essa lesão tem até acontecido com uma certa frequência nos jogadores. O tempo médio da recuperação é de 6 a 8 meses. Nesse primeiro momento o atleta passa por uma fase meramente fisioterapêutica e clínica. Nesse momento há uma diminuição dos níveis de dor, a recuperação do arco de movimento e a diminuição do inchaço. O trabalho de fisiologia tem a atuação basicamente de ordem clínica. A ortopédica é liderada pelo Dr. Clóvis Munhoz e presidida pelo Dr. Manoel Moutinho. Essa parte de fisiologia entra mais ou menos na oitava semana, quando ele já começa os trabalhos de condicionamento físico, juntamente com a fisioterapia. O processo é gradativo. São feitos, trabalho de fortalecimento, trabalho de condicionamento físico r trabalho para recuperação muscular perdida por conta da inatividade causada pela cirurgia no joelho. O tempo para médio para é esse para o começo do trabalho da fisiologia é de 6 a 8 semanas. Isso depende também do nível individual do atleta no que se refere a recuperação".

Leonardo e Robinho permanecerão no Rio de Janeiro em tratamento. Você estará acompanhado a comissão em Juiz de Fora ou ficará no Rio juntamente com os atletas?

"Eu irei acompanhar. O setor de fisiologia estará representado por mim e pelo Rodney. Nossa atuação também passa pela monitoração do treinamento dos nossos atletas. A gente tem alguns recursos como monitoramento da frequência cardíaca e um "time" para que nós possamos saber a frequência dos nossos treinamentos. Isso é repassado para o Autuori, que conversa com o Gilvan para que os treinamentos sejam adequados. A gente monitora também através de GPS. Utilizamos um chip que tem contato direto com um sistema global de satélites. É assim que a gente consegue sabe qual a distancia percorrida, os piques, a velocidades desses piques, no treinamento dos nossos atletas. É por isso estaremos acompanhando a delegaçao em Juiz de Fora".

Daniel Gonçalves, fisiologista do Vasco


Fonte: Só Dá Vasco/Supervasco