Há 80 anos, Vasco fazia seu primeiro jogo oficial no futebol profissional

Terça-feira, 07/05/2013 - 06:20

Há exatamente 80 anos, em 7 de maio de 1933, o Vasco fazia seu primeiro jogo oficial no futebol profissional. A partida foi contra o Fluminense, nas Laranjeiras, válida pela rodada inaugural do Campeonato Carioca. O Gigante da Colina acabou derrotado por 3 a 1. No mesmo dia, o Bangu goleou o América por 6 a 2. Flamengo e Bonsucesso foram os outros clubes que participaram da competição pioneira. O Bangu acabou como campeão, seguido por Fluminense, Vasco, Bonsucesso e América. O Flamengo ficou na lanterna.

Um erro comum tem sido considerar essas duas partidas (Fluminense 3 x 1 Vasco e América 2 x 6 Bangu) como as primeiras do futebol profissional carioca. Na realidade, o jogo que inaugurou a era do profissionalismo no Rio de Janeiro aconteceu 35 dias antes, em 2 de abril, data em que o Vasco derrotou o América por 2 a 1 num amistoso disputado em São Januário (Para saber mais sobre esse jogo histórico, clique aqui).

Outro equívoco que se comete com alguma frequência é o de se considerar esse jogo Fluminense 3 x 1 Vasco, de 7 de maio de 1933, o "primeiro clássico" do futebol profissional. Nada mais injusto, pois, naquela época, a rivalidade entre Vasco e América era tão grande, ou ainda maior, do que a existente entre Vasco e Fluminense. Em 1928, o América havia sido campeão e o Vasco ficado em segundo; em 1929, o Vasco deu o troco, levantando a taça após uma sensacional decisão em melhor-de-três contra o América; em 1930, o Vasco ficou em segundo e, o América, em terceiro; e, em 1931, o América voltaria a ser campeão terminando o certame um ponto à frente do Vasco, segundo colocado. Até 1933, o América tinha cinco títulos cariocas contra três do Vasco. Já o Fluminense não era campeão desde 1924 e oito de seus nove títulos haviam sido conquistados entre 1906 e 1919.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 3 X 1 VASCO

Competição: Campeonato Carioca (1º turno - 1ª rodada) (Obs.: O jogo valeu também pelo Torneio Rio São-Paulo.)

Estádio: Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
Data: 07/05/1933 (domingo)
Hora: 15h45min

Árbitro: Haroldo Dias da Motta.

Gols: Vicentino 10'/1ºT (FLU), Said 41'/1ºT (FLU), Almir 13'/2ºT (VAS) e Bermudez 27'/2ºT (FLU).

Expulsões: Fausto (VAS) e Said (FLU), ambos no 2ºT.

VASCO: Jaguaré (Rey); Jucá e Itália; Tinoco, Fausto (Gringo) e Mola; Bahianinho, Bahia, Almir, Carnieri e Orlando. Técnico: Harry Welfare.

FLUMINENSE: Chiquito; Benedicto e Nariz; Luciano, Brant e Ivan; Wálter, Vicentino, Sinhô (Bermudez), Said e Chedid. Técnico: Luiz Vinhaes.

Placar das Laranjeiras mostra o resultado parcial do jogo


Arquibancadas das Laranjeiras lotadas no jogo Fluminense x Vasco


Fonte: NETVASCO (texto, ficha), O Globo (fotos)