Atletismo: Aldemir venceu prova dos 200 metros no Torneio FPA

Segunda-feira, 29/04/2013 - 17:43

A 1ª etapa do Circuito Nelson Prudêncio, realizada neste sábado (27), no Centro Esportivo de Alto Rendimento - Swiss Park, em Campinas, reuniu vários nomes de destaque do atletismo nacional para uma disputa diferenciada e de alto nível. O evento, em homenagem ao saudoso medalhista olímpico, será realizado em quatro etapas. A competição é destinada somente aos atletas mais bem colocados no ranking do País em 2013. Ao todo, são 20 provas de pista e 12 de campo.

Uma das primeiras provas da manhã foi a do arremesso de peso masculino e Darlan Romani, recordista brasileiro, venceu e estabeleceu sua melhor marca da temporada: 20,08 m. O atleta chega cada vez mais perto do índice exigido para o Mundial de Atletismo, que é de 20,16 m. Satisfeito com sua performance e com a evolução ao longo do ano, Darlan Romani acredita que está no caminho certo. "Esta é minha quarta prova. Fiz dois GPs na Argentina, uma competição no Brasil e esta aqui. Tive quase 1 metro de melhora, saindo de 19,07 para 20,08. Estou entrando em ritmo de competição. Não adianta. Tem que competir. É uma adrenalina diferente de treino, onde você tem que trabalhar técnica, velocidade. Na competição você tem que juntar tudo e ver o que vai dar", contou o atleta.

Outra que marcou presença no evento foi a recordista sul-americana de 100 m rasos, Ana Cláudia Lemos. A atleta da BM&F Bovespa fez 11s06, resultado abaixo do recorde sul-americano, mas que não foi validado devido ao vento de 2,3. "Embora o vento estivesse acima do limite para homologar o resultado, fiquei bem satisfeita com minha corrida. Eu estava treinando forte. Comecei o ano com 11s24, depois fiz 11s29 e está é apenas minha terceira prova de 100 m. Temos o mês inteiro aí de competições, os GPs vão estar forte. Agora é preciso ter tranquilidade e esperar até que as coisas aconteçam", explicou a velocista, que terá que fazer 11s17 para confirmar participação no Mundial.

Keila fica a 1 cm do índice para o Mundial - No salto triplo feminino, o destaque foi Keila da Silva Costa, que ficou a 1 cm do índice do Mundial, com 14,19 m. Para Neilton Moura, técnico da atleta, o resultado foi bom, mas o índice já poderia ter saído. "É a primeira competição de salto triplo do ano da Keila. Minha preocupação era ela conseguir demonstrar que estava no caminho certo. Era uma prova diferenciada, de apenas quatro saltos. E ele fez três acima de 14 metros. Estou bem satisfeito, mas acho que dava para ter saído o índice aqui", falou Neilton logo após a prova da atleta, que saltou 14,08 m, 13,71 m, 14,19 m e depois 14,17 m.

Keila Costa também ficou satisfeita com seu desempenho. "Fiz uma sequência regular e isso foi muito bom. Estava bem quente, mas eu gosto de saltar no calor. O clima estava ótimo", garantiu a atleta, que, antes dos GPs no Brasil, agora em maio, onde disputa o salto em distância, participa de uma etapa da Diamond League em Xangai, na China.

No salto em distância masculino, embora as expectativas estivessem todas voltadas para Mauro Vinícius da Silva, o Duda, campeão mundial indoor de salto em distância, quem brilhou foi Gor Ner Kararyan, da Armênia, que está no Brasil desde fevereiro treinando com o técnico campeão olímpico Nélio Moura. O atleta venceu a prova com a marca de 7,97 m, obtida no terceiro dos quatro saltos. Nélio ficou impressionado com a evolução do atleta, que chegou por aqui saltando a marca de 7,62 m. "Ele já tinha saltado no Ibirapuera 7,79 m, com vento a favor. Foi uma evolução muito rápida. Só de olhar para ele saltando dá para ver que teve uma evolução técnica muito grande", comentou o técnico.

Sobre a participação de seus outros atletas, Nélio destacou a expectativa em relação à performance de Tiago da Silva, que acabou não se confirmando como positiva no dia. "Foram muitos saltos queimados e isso foi pena porque o Tiago podia fazer alguma coisa aqui. Eram só quatro tentativas. Dava para ver que ele estava caindo longe, mas queimava o salto. Além disso, o vento variou bastante."

Mauro Vinícius da Silva, o Duda, ficou com a segunda melhor marca do dia, com 7,80 m, seguido de Paulo Sérgio dos Santos Oliveira, do Centro de Excelência Esportiva, que ficou em terceiro, com 7,53 m. Para o campeão mundial indoor de salto em distância, a sua participação na competição não foi a esperada. "Não gostei. Estou ainda numa fase de acerto de marca e treino numa pista muito diferente. Esta aqui é muito boa. Às vezes o muito bom, dependendo do fator de adaptação, atrapalha. E também numa prova só de quatro saltos você não tem tempo para ficar acertando a marca", lamentou após a prova, destacando também que está sem ritmo de competição, uma vez que esta é apenas na sua terceira no ano. No entanto, Duda lembra que acertou bons saltos numa competição no Ibirapuera, quando marcou 8,08, com vento. "Tenho uma prova no Japão no dia 5 de maio e depois volto para o Brasil para participar dos GPs."

No salto em distância, Fernando Carvalho Ferreira conseguiu o índice juvenil para participar do Campeonato Pan-Americano da categoria, que ocorre em agosto, no México, saltando a marca de 2,1 m.

Torneio FPA Adulto

Na parte da tarde, das 13h30 às 17h10, foi realizado o Torneio FPA. Ana Claudia Lemos voltou à pista, dessa vez para encarar a prova de 200 m. Ela fez a marca de 23s31, melhorando em 1 segundo seu melhor tempo do ano para a distância, mas ficando ainda um pouco distante do índice para o Mundial, que é de 22s78. Nos 200 metros masculino, o atleta do Rio de Janeiro Aldemir Gomes da Silva Junior venceu com o segundo melhor resultado no ranking nacional, 20s78, atrás somente de Bruno Lins, com 20s58. O índice para o Mundial é de 20s56. Esta foi a sua primeira competição do ano nesta distância.

"Eu havia feito apenas um 100 m numa competição na Urca, mas ali não tinha conseguido render o que queria. Fiz lá 10s61. Até fiquei surpreso com o resultado aqui. Esperava fazer um pouco mais alto, porque não estou treinando tanto os 200 m. Preciso melhorar minha aceleração. Fiquei feliz. E ainda tinha vento contra aqui, com -1,5. Isso atrapalha bastante", explicou Aldemir.

Fonte: Runer's World Brasil