Quissamã, adversário do Vasco neste sábado, luta desesperadamente contra o rebaixamento

Sábado, 13/04/2013 - 05:39

O Vasco recebe o Quissamã neste sábado, às 16 horas (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), em um confronto sem muitas atrações, pela penúltima rodada da fase de classificação da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. O Cruz-Maltino vem de triunfo por 2 a 1 sobre o Friburguense, mas com quatro pontos no Grupo A, não tem mais chances de classificação para as semifinais e apenas cumpre tabela. Já a equipe do Norte Fluminense, lanterna, com dois pontos, vive uma situação dramática e tem boas chances de ser rebaixada se não conquistar o triunfo.

Paulo Autuori, técnico do Vasco, pediu aos seus jogadores o mesmo empenho exibido contra o Friburguense, quando o Cruz-Maltino já entrou em campo sabendo que estava eliminado, e mesmo assim venceu.

"O Vasco sempre vai entrar em campo com o pensamento de ganhar seus jogos, independentemente de situação de tabela de classificação. Temos um compromisso com a torcida e com a história do clube. Além disso, mesmo eliminados do Campeonato Carioca, já estamos trabalhando pensando nas próximas competições, e por isso todas as possibilidades de se jogar são importantes", disse Autuori.

Os jogadores vascaínos lembraram ainda a necessidade de buscar o triunfo por existirem outras equipes interessadas no resultado."Nós temos que respeitar a competição, e por isso vamos entrar em campo pensando na vitória. Nós não temos mais chances de classificação, porém o Quissamã luta contra o rebaixamento e existem outras equipes interessadas na nossa vitória. Portanto, temos que respeitar o campeonato e o torcedor, e faremos isso lutando por uma vitória", afirmou o meia Bernardo.

Paulo Autuori realmente pretende usar este jogo para começar a pensar no restante da temporada e, por isso, fará várias modificações na equipe. O goleiro Alessandro voltou ao time titular na vaga de Michel Alves, que o substituiu na vitória sobre o Friburguense. Alessandro tinha sido expulso na derrota de 3 a 0 para o Botafogo e cumpriu suspensão. O zagueiro Dedé, que não participou do jogo passado por estar servindo à Seleção Brasileira na goleada de 4 a 0 sobre a Bolívia, vai formar dupla com Luan, mantido entre os titulares. Pior para Renato Silva, barrado. Outro que perdeu a posição no setor defensivo foi o lateral direito Nei, que vai ver Elsinho no seu setor.

No meio de campo, os volantes Fillipe Soutto e Abuda, titulares no início do ano, entrarão nas vagas de Sandro Silva e Pedro Ken. Outro que perdeu o posto no meio de campo foi Fellipe Bastos, que viu Dakson, autor do gol da vitória sobre o Friburguense, assumir a condição de titular, auxiliando Bernardo na criação de jogadas. Nem o ataque escapou de ser modificado. Romário perdeu a posição para Thiaguinho, que será o companheiro do equatoriano Tenorio.

Pelo lado do Quissamã o time está mergulhado em uma crise. A equipe divide com o Olaria, ambos com 11 pontos, a lanterna da classificação geral, que leva em consideração o somatório dos dois turnos e vale para efeito de rebaixamento. Caso o time seja derrotado pelo Vasco e Duque de Caxias, que visita o Boavista, e Macaé, que recebe o Bangu, consigam pontuar, o Quissamã estará matematicamente na Segunda Divisão de 2014.Na realidade o Quissamã já vê o rebaixamento como uma realidade. Tanto que ao longo da semana, após derrota de 1 a 0 para o Madureira, a diretoria dispensou o técnico Gabriel Vieira em um corte na folha salarial. Nas duas últimas rodadas a equipe será dirigida por Marquinhos, treinador do juniores, que deverá manter a base que vinha atuando.

"Nós temos o compromisso de tentar vencer esses dois jogos restantes e procurar livrar o Quissamã do rebaixamento. Sabemos que nossa tarefa não é das mais tranquilas, mas enquanto a matemática permitir que a gente sonhe, vamos trabalhar com muito empenho. Nosso pensamento neste momento é tentar derrotar o Vasco", afirmou Marquinhos.

Fonte: Gazeta Esportiva