Autuori aproveita eliminação no Estadual para observar jogadores e definir elenco

Quinta-feira, 11/04/2013 - 03:02

Sem chances na Taça Rio e fora da disputa do título do Campeonato Estadual, o Vasco passa por uma fase de avaliação do elenco para planejar seu futuro. Em uma reunião que contou com a participação do presidente Roberto Dinamite, ficou decidido que caberá ao técnico Paulo Autuori observar jogadores que ainda não foram bem testados e, com o diretor-técnico Ricardo Gomes, apresentar a lista de reforços e o número de atletas que pretende contar para o Campeonato Brasileiro. O diretor-executivo René Simões ajudará na escolha dos nomes e trabalhará nas contratações.

No início do ano, René Simões deixou claro que a situação de Carlos Alberto dependeria de suas atuações. O jogador fez uma boa Taça Guanabara, na qual o Vasco chegou em vantagem para decidir o turno com o Botafogo. A derrota na decisão, a mudança de treinador e a fraca campanha da equipe na Taça Rio levaram a uma nova avaliação, como explicou René Simões:

— Nós mudamos o treinador, e todos os jogadores estão sendo reavaliados. Isso inclui Carlos Alberto. Vamos ter que tomar algumas decisões e ver o grupo que vai nos representar na Copa do Brasil e no Brasileiro. É um trabalho feito em conjunto pelo departamento de futebol do Vasco, pelo diretor-geral, Cristiano Koehler, e pelo presidente Roberto Dinamite.

Quem pode ter mais uma oportunidade no time, contra o Quissamã, sábado, às 16h, em São Januário, é o apoiador Dakson. Carlos Alberto foi punido com um jogo de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva ( TJD), por uma cotovelada num adversário na vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias. O jogador foi advertido com um cartão amarelo, mas acabou denunciado pela promotoria do TJD e julgado pelas imagens.

Nas ocasiões em que entrou no time, Dakson mostrou boa qualidade no passe, além de arriscar chutes a gol. Por isso, deve ter a oportunidade de começar entre os titulares contra o Quissamã.

Outros jogadores que começam a ganhar espaço com Paulo Autuori são o lateral-direito Elsinho e o atacante Tiaguinho. Os dois entraram no segundo tempo da partida contra o Friburguense, domingo passado, em São Januário, e, com boas atuações, ajudaram na vitória do Vasco por 2 a 1. Foi a primeira, aliás, sob a direção do novo técnico.

Sistema de Jogo

Paulo Autuori minimiza e diz que observar jogadores faz parte de sua rotina de trabalho. Assim como tentar dar ao time um padrão de jogo. O sistema que mais lhe agrada, como sempre diz, é o 4-4-2. O técnico acha que uma coisa está ligada a outra. Para ele, os jogadores que chegarem precisarão entender rapidamente o esquema de jogo adotado.

— Fica mais fácil quando jogador que chega sabe a forma de a equipe atuar. É uma maneira de acelerar sua adaptação — disse Autuori.

Sua ideia é unificar o esquema tático de todo o futebol do clube, das divisões de base até o profissional. Segundo ele, isso possibilitará colher bons frutos no futuro.

Fonte: Globo Online