Vasco adere à campanha 'Torcedor Sangue Bom' do Ministério da Saúde

Quarta-feira, 10/04/2013 - 11:11

O Vasco é um dos clubes parceiros na campanha “Torcedor Sangue Bom” do Ministério da Saúde, que visa incentivar a doação de sangue entre os torcedores brasileiros para aumentar os estoques de sangue dos hemocentros.

Em retribuição ao apoio, os responsáveis pelo Ministério da Saúde mandaram um certificado de participação ao Gigante da Colina, que foi exibido pelo diretor executivo de futebol do Vasco, René Simões, na coletiva de apresentação do atacante Edmilson, na manhã desta terça-feira (09/04), em São Januário.

Cerca de 30 times brasileiros já aderiram à mobilização, entre eles: Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense no Rio de Janeiro; Santos e Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa (SP); Internacional e Grêmio (RS); Paysandu (PA), Avaí (SC), Coritiba e Paraná (PR); Santa Cruz e Sport (PE) e Ceará (CE).

A campanha “Torcedor Sangue Bom” é permanente e antecipa o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado dia 14 de junho. A medida tem como objetivo estimular o agendamento de doações para atender a população turística durante a Copa das Confederações, em junho. A meta é chegar a um milhão de doadores. Por isso, os torcedores podem vestir a camisa do time e doar a qualquer momento.

REDE PARA DOAÇÃO

O Sistema Único de Saúde (SUS) conta com 32 hemocentros coordenadores e 368 regionais, além dos núcleos de hemoterapia distribuídos em todo o país. Os torcedores e demais interessados em doar sangue devem procurar o serviço mais próximo de sua residência.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 67 anos. Também podem doar os jovens de 16 e 17 anos, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.

Recomendações

Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.

Quem não pode doar

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas.



Fonte: Site oficial do Vasco