Comandante do Gepe mantém exigência de 10% de torcida rival em clássicos em São Januário

Quinta-feira, 28/03/2013 - 17:38

O diretor-executivo do Vasco, René Simões, informou nesta quinta-feira que o Vasco tem garantias de autoridades para realizar clássicos em São Januário no Campeonato Brasileiro. No que se refere ao Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), a possibilidade pode acontecer desde que se respeite o que foi pré-estabelecido em relação à divisão das torcidas.

No entender do Gepe, por medida de segurança é possível ter clássico na Colina mediante a divisão da torcida em 90% para uma equipe e 10% para outra.

- Eu não declarei isso, eu escrevi isso há um ano e meio, quando o Ministério Público me fez esta consulta. Contanto que se respeite esta questão dos 90%, o Gepe autoriza a realização de clássicos em São Januário, mas aí os clubes precisam chegar a um acordo, e aí isso não compete ao Gepe - declarou Fiorenti ao LANCE!Net.

A questão do acordo foi justamente o que não ocorreu e que inviabilizou a realização do clássico entre Vasco e Botafogo, neste domingo, em São Januário. Os alvinegros desejavam ter 50% da capacidade e 50% da renda da partida, mas o Gepe vetou por medidas de segurança. Quando foi proposta a divisão de 90% da capacidade para os vascaínos e 10% para os botafoguenses, o Glorioso não aceitou, fato que fez com que o jogo fosse adiado para a próxima quarta-feira em Volta Redonda.

Numa espécie de "represália", o Vasco também não cedeu São Januário para o Botafogo enfrentar o Friburguense nesta quinta-feira, repassando a partida para o dia 10 de abril em Moça Bonita.

Embora autorize a realização de clássicos em São Januário mediante o respeito às condições pré-estabelecidas, o comandante Fiorentini destaca que a situação envolve uma série de outros fatores:

- Isso não depende só do Gepe. O Vasco assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e precisa cumprir uma série de exigências do Ministério Público, algumas já vem cumprindo e tem corrido atrás de outras. Mas isto também envolve o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil...

Antes mesmo do fechamento do Engenhão, o Gigante da Colina já trabalhava com um projeto visando convencer as autoridades a realizar clássicos em São Januário.

Fonte: Lancenet