No Rio, liberação de cerveja nos estádios pode deixar jogos sem público

Quinta-feira, 14/03/2013 - 07:23

A liberação da venda de cerveja nos estádios durante os campeonatos organizados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) pode fazer com que os jogos no Rio de Janeiro sejam disputados com portões fechados. Na tarde desta quarta-feira, o Ministério Público da cidade encaminhou à federação uma medida jurídica extrajudicial - prevista na Lei da Ação Civil Pública - recomendando a realização de partidas sem público, a partir do dia 15 de março, até que a entidade apresente novos laudos técnicos que atestem as condições de segurança nos estádios com liberação de bebidas alcoólicas. A assessoria de imprensa da Ferj informou que a federação ainda estuda o caso e por ora não vai se posicionar, mas a tendência é que a a entidade vá atrás dos novos documentos.

A recomendação foi expedida pela 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital amparada em laudos de engenharia, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, apresentados antes do Campeonato Carioca deste ano começar. De acordo com a alegação, os documentos não contemplavam a liberação de bebida prevista na Resolução nº 12/13 da Ferj invalida os laudos anteriormente apresentados. A venda e o consumo de cerveja nos estádios é repudiada pelos órgãos de segurança pública.

A Federação foi informada, via fax, às 13h34m (de Brasília) sobre a recomendação. Foi estipulado um prazo de 24 horas para que a Ferj responda se vai acatar ou não a medida. A pena prevista para o descumprimento da recomendação é a destituição do presidente da Ferj e do presidente do clube com mando de jogo, por meio de uma Ação Civil Pública que poderá ser proposta pelo MP à Justiça. A medida adotada nesta quarta-feira faz parte do inquérito civil instaurado pelo MP.

Fonte: GloboEsporte.com