Gaúcho falou da carreira, trabalho com Gomes e final de domingo

Sábado, 09/03/2013 - 17:46

Véspera da grande final da Taça Guanabara entre Vasco e Botafogo e o programa deste sábado (09/03) do Show da Galera, da Super Rádio Tupi, recebeu a presença ilustre do técnico cruz-maltino Gaúcho. O treinador que, quando atuava como jogador, também defendeu o time da cruz de malta, falou sobre diversos assuntos. Um deles inclusive tratou sobre a necessidade de obter recursos para sua família, que culminou na saída do país, para treinar clubes dos Emirados Árabes e até da Argélia. Segundo ele, o seu retorno ao Brasil é vitalício.

“Voltei ao Brasil e não pretendo sair tão cedo. Minha carreira como técnico aqui no país vai tomar um rumo bem diferente do que foi naquele início, quando eu tinha outras preocupações que me afastaram daqui, como por exemplo a parte financeira”.

Como atleta, Gaúcho teve passagens pelos dois finalistas, mas teve uma maior identificação pelo clube de São Januário, onde jogou do ano de 1971 a 1979. Pelo Vasco ele conquistou o Brasileiro de 74 e o carioca de 77. O atual treinador conta que o time que conquistou o campeonato nacional era muito parecido com o atual e, apesar de não terem um grande jogador, surpreenderam com o título.

“O melhor time que joguei no Vasco foi o de 1977, 1978, um time fantástico, altamente ténico, com jogadores cheios de recursos, mas o melhor grupo que eu joguei foi o de 1974, com jogadores que vieram do Olaria, do Bonsucesso, de equipes menores e chegamos ao título de campeão Brasileiro de 74. Ali foi uma formação parecida com essa, jogadores desconhecidos, que vieram para o clube em busca da grande oportunidade da vida deles”.

Em agosto de 2011, Ricardo Gomes, então técnico do Vasco, sofreu com um AVC. Após longo período de recuperação (que mesmo assim ainda não está 100% consumada), Ricardo tem acumulado funções dentro do clube, mas não está mais diretamente ligado às suas antigas funções como treinador. Atualmente Ricardo é diretor técnico do Vasco da Gama. Gaúcho, ex auxiliar de Gomes, elogiou seu companheiro.

“O Ricardo é uma pessoa que tem um temperamento leve, uma figura de alto nível. Ele como jogador já era assim. Hoje, quando você conversa com o Ricardo, você sente transparência e que ele tem um conhecimento muito grande do assunto, então é uma troca muito boa de informações”.

A final de domingo também não poderia deixar de ser comentada pelo técnico do Vasco. Gaúcho ressaltou a igualdade no clássico, apesar de ter consciência da vantagem do cruz-maltino, que, por ter feito uma campanha melhor do que a do Botafogo, joga no domingo, no Engenhão, podendo empatar para ficar com o título de campeão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

“Eu só vou me preocupar com o que tenho de vantagem nos acréscimos. Até lá eu tenho que jogar de igual para igual, tenho que ter a estratégia, a maneira de jogar o jogo. Assim eu poderei escolher uma maneira que surpreenda o adversário. Naquele jogo contra o Fluminense nós jogamos muito mal no primeiro tempo, não encaixamos muitos contra-ataques, erramos muitos passes, brigamos muito com a bola, desgastamos o time fisicamente. Já no segundo tempo equilibramos o jogo, o Vasco valorizou a bola e já teve outra postura em campo. O Botafogo é um time forte, que marca forte, que tem um controle de jogo muito grande, com a bola. Agora como eu vou suspender o Botafogo, eu vou deixar para amanhã”

O primeiro título de Gaúcho como técnico pelo time profissional do Vasco poderá ocorrer amanhã (10/03), no Estádio João Havelange, às 16h, contra o Botafogo. Na ocasião o clube de São Januário poderá conquistar a Taça Guanabara e o primeiro turno do Campeonato Carioca.

Fonte: Super Rádio Tupi