TJD/RJ denuncia Carlos Alberto e Wendel por incidentes no jogo contra o Duque de Caxias

Sexta-feira, 08/03/2013 - 18:46

O Vasco irá decidir a final da Taça Guanabara com o Botafogo no próximo domingo, dia 10 de março, no Engenhão. Um dia após a decisão, o jurídico do clube terá que entrar em ação no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ). A Procuradoria, através de prova de vídeo, denunciou os meias Carlos Alberto e Wendel, por infrações na partida contra o Duque de Caxias. Por não ter expulsado os atletas e nem ter feito constar os lances na súmula, o árbitro André Rodrigo Rocha também será julgado. A sessão acontecerá na próxima segunda, dia 11, a partir das 17h, pelos auditores da Quinta Comissão Disciplinar.

As denúncias ocorreram por conta de lances na vitória de 2 a 1 do Vasco sobre o Duque de Caxias, no dia 24 de fevereiro, pela última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara.

Logo no início do segundo tempo da partida, o meia Carlos Alberto deu uma cotovelada em Antônio Carlos, do Duque de Caxias, e o árbitro não marcou nada. Analisando as imagens, a Procuradoria entendeu que o vascaíno cometeu “jogada violenta” e “agressão física” e o denunciou com base nos artigos 254, § 1º, inciso II, e 254-A, § 1º, inciso I, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). As penas, somadas, podem variar de uma a 18 partidas de suspensão.

O meia Wendel foi denunciado, também por prova de vídeo, por ter simulado uma falta, se jogando ao chão, acarretando na aplicação de cartão amarelo ao adversário. O lance ocorreu aos sete minutos do segundo tempo. O vascaíno responderá por “assumir conduta contrária à ética desportiva”, conforme o artigo 258 do CBJD, por ter faltado o “espírito desportivo (fair play)”, descrito no artigo 2º, inciso XVIII. A infração pode gerar suspensão de um a seis jogos de gancho ao vascaíno.

Identificando que o árbitro não cumpriu com suas obrigações, a Procuradoria também ofertou denúncia a André Rodrigo Rocha. Ele responderá a dois artigos do CBJD. No 259, por “deixar de observar as regras da modalidade” (artigo 259), pode ser suspenso entre 15 e 120 dias, além de ser multado em até R$ 1 mil. Já no 260, por “omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência entre os atletas”, André pode pegar entre 30 e 180 dias de suspensão, além de multa no mesmo valor do artigo anterior. As possíveis penas são cumulativas.

Após o jogo em questão, o Vasco passou pelo Fluminense, na semifinal, e irá decidir o campeão da Taça Guanabara com o Botafogo. O jogo será no próximo domingo, dia 10, às 16h, no Engenhão. Se punidos, Carlos Alberto e Wendel – que não foram expulsos e, portanto, não cumpriram automática –, já terão que cumprir suas respectivas penas no returno do Campeonato Carioca, a Taça Rio.

Fonte: Site Justiça Desportiva