Goleiro Elinton relembra época do Vasco e pode jogar na Série A

Terça-feira, 05/03/2013 - 16:14

O dia 27 de julho de 2005 é uma data que todos os vascaínos não gostariam de lembrar. Fazendo uma péssima campanha no Brasileirão daquele ano, o time da Colina acabou sofrendo sua maior goleada na história da competição, ao perder por 7 a 2 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada. No gol vascaíno estava Elinton Andrade, recém promovido a titular da equipe. Marcado pela goleada, o goleiro não ficou muito tempo em São Januário. De lá, passou por Ascoli (Itália), Moto Club-MA, Duque de Caxias-RJ, até voltar para a Europa onde deu a volta por cima na carreira e fez sucesso por Rapid Bucuresti (Romênia) e Olympique de Marselha (França), seu último clube. De volta ao Brasil, Elinton se prepara para um novo desafio. Aos 33 anos, ele disputará o Mundialito de Futevôlei 4 por 4 pela seleção portuguesa. A competição acontece no próximo fim de semana, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Nascido em Santa Maria-RS, Elinton chegou ao Rio ainda bebê. Criado na Tijuca, o goleiro se define como um verdadeiro "rato de praia". Na orla carioca, conheceu o futevôlei aos 12 anos após tentar aventurar-se no voleibol. A paixão foi tanta que o atleta até hoje é praticante assíduo da modalidade. A identificação se deu pelo fato de o esporte unir suas duas grandes paixões: futebol e praia.

- Sou o típico rato de praia. Se você me encontrar na rua, vai achar que sou surfista. Só que o meu negócio sempre foi futebol e futevôlei - resumiu Elinton.

Separação e volta ao Rio

Com seis títulos em seus três anos de Olympique, Elinton deixou o clube francês em outubro do último ano. Recém separado de Fernanda, com quem teve o filho Bernardo, o goleiro decidiu voltar ao Rio para ficar mais perto do primogênito de 3 anos. Após se dedicar à resolução de problemas familiares nos primeiros meses, Elinton espera estar empregado no início do Campeonato Brasileiro, em maio.

- Já tenho conversas adiantadas e é bem provável que eu dispute a Série A. Tenho treinado em dois períodos. De manhã, jogo futevôlei e, à tarde, treino em um clube na Barra da Tijuca - revelou.

Elinton começou a carreira no CFZ do Rio, subindo aos profissionais em 2000. Em 2003, teve rápida passagem pelo Flamengo, onde foi o terceiro goleiro da equipe que contava com Julio Cesar e Diego. Depois de jogar por Rio Claro-SP e Bangu, chegou ao Fluminense no segundo semestre de 2004, indicado por Romário.

- Conheci o Romário jogando futevôlei e, rapidamente, ficamos amigos. Foi uma grande honra para mim, pois ele virou o meu grande ídolo depois da conquista da Copa do Mundo de 1994 - destacou.

Apenas quatro jogos pelo Vasco

Com a saída de Romário do Flu, Elinton foi "convocado" pelo Baixinho a jogar no Vasco, seu novo clube. Após chegar a São Januário em janeiro de 2005, o goleiro só conseguiu estrear na metade do Brasileiro, quando a equipe se encontrava em difícil situação na classificação. A partida de estreia foi um clássico contra o Flamengo, em Volta Redonda.

- Perdemos por 1 a 0 , mas fui elogiado pela imprensa e pelos meus companheiros. Fiquei vários meses sem jogar porque a diretoria descobriu que eu estava vinculado ao Serrano, time onde o meu empresário registrava os seus jogadores. Com isso, fiquei treinando até me regularizarem - comentou.

Elinton fez quatro partidas pelo Vasco, tendo somado uma vitória e três derrotas. Depois da goleada sofrida para o Atlético-PR, o goleiro foi afastado da equipe até ser dispensado pelo então técnico Renato Gaúcho, em agosto de 2005.

- Quando eu tinha boas atuações, só falavam que eu era o amigo do Romário, goleiro do time de pelada dele. No futebol, tudo sobra para o goleiro, mas eu não guardo rancores - frisou.

Do Vasco, Elinton teve proposta para jogar no futebol do Vietnã, onde sequer chegou a assinar contrato por um motivo para lá de inusitado.

- Cheguei lá e disseram que aumentariam a minha proposta, mas que a minha esposa teria que ir embora porque eles já tinham mulheres para os jogadores. Na hora dei até risada, mas depois vi que eles estavam falando sério e, logicamente, eu recusei o contrato e me mandei de lá - afirmou.

Em 2006, o goleiro resolveu ir para Portugal para tirar a cidadania europeia e tentar a sorte no futebol do Velho Continente. Enquanto o documento não vinha, trabalhou como agricultor em uma fazenda de parentes da esposa até conseguir o documento e assinar contrato com algum clube. Resolvido o problema, foi para o Ascoli, da Itália, onde atuou por uma temporada.

De volta à Europa em 2007, Elinton finalmente conseguiu destaque no Rapid Bucuresti, da Romênia. Ídolo da torcida local, chamou a atenção do Olympique de Marselha, onde foi campeão francês na temporada 2009/10, além de ter vencido três Copas da Liga da França e duas Supercopas Francesas.

- Costumo dizer que sou que nem o fênix. Quando todos julgam que estou derrotado e ferido, ressurjo das cinzas mais forte e com mais vontade de lutar. Agora é pensar no Mundialito de Futevôlei e no meu novo clube aqui no Brasil - finalizou.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Rio recebe o Mundialito de Futevôlei 4x4. Participam do torneio oito seleções: Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha, Argentina, Itália, além dos dois selecionados do Brasil. No sábado, o SporTV transmite a fase classificatória e, no domingo, a TV Globo, transmite a etapa decisiva.

Fonte: GloboEsporte.com