Públicos dos clássicos de RJ e SP levaram 'surra' dos do Norte e Nordeste no fim de semana

Terça-feira, 05/03/2013 - 15:17

Corinthians x Santos no Morumbi, Fluminense x Vasco e Flamengo x Botafogo no Engenhão. Tais clássicos por si só já teriam motivos de sobra para encher qualquer estádio ao redor do país. No entanto, as semifinais da Taça Guanabara e o duelo do atual campeão mundial contra o time do maior talento nacional dos últimos tempos não levaram tanta gente às arquibancadas.

No sábado, Fluminense e Vasco fizeram uma semifinal emocionante vencida pelos cruzmaltinos, que avançaram para a final do primeiro turno do Estadual do Rio de Janeiro. Porém, 20.632 torcedores compareceram ao Engenhão, estádio que tem capacidade para cerca de 46 mil pessoas.

No domingo, Flamengo e Botafogo duelaram no mesmo Engenhão, e o time da estrela solitária triunfou sobre seu maior rival por 2 a 0 diante de 21.545 pagantes.

Em São Paulo, muito se esperava do duelo entre Neymar, visto como um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, e Alexandre Pato, defendendo as cores do atual campeão da Libertadores e do Mundial, mesmo este sendo apenas um confronto da primeira fase do Campeonato Paulista. Só que o que se viu em campo foi um empate sem gols, ruim e testemunhado por apenas 17.155 fãs no Morumbi, que suporta cerca de 67 mil torcedores.

Se no Sudeste do Brasil os torcedores não se sentiram motivados a ir aos estádios neste final de semana, no Norte e no Nordeste o futebol arrastou multidões para as arquibancadas.

No clássico paraense entre Remo e Paysandu, que definiu o título do "Papão" no primeiro turno do Estadual, 40.883 torcedores compareceram ao estádio, quase atingindo a capacidade máxima do Mangueirão, que é de cerca de 45 mil pessoas.

As semifinais da Copa do Nordeste também foram sucesso de público. Na Paraíba, 18.689 pessoas foram ao Amigão (que tem capacidade para cerca de 25 mil) ver o Campinense surpreender, vencer o Fortaleza e garantir vaga na grande final.

No Castelão, 52.207 torcedores viram o ASA bater o Ceará. O recém-reformado estádio cearense tem capacidade para cerca de 65 mil pessoas.

Somados, os três principais jogos de Norte e Nordeste do país neste final de semana tiveram 111.779 torcedores pagantes, quase o dobro da quantidade de torcedores que compareceu aos clássicos de São Paulo e Rio de Janeiro (59.332).

A média dos três principais jogos de Norte/Nordeste do país foi de 37.259 torcedores, enquanto os clássicos do Sudeste tiveram média de público de apenas 19.777.

Campinense x Fortaleza: 18.689 no estádio Amigão, Campina Grande (PB)

Remo x Paysandu: 40.883 torcedores no Mangueirão, Belém (PA)

Asa x Ceará: 52.207 torcedores no Castelão, Fortaleza (CE)

Santos x Corinthians: 17.155 torcedores no Morumbi, São Paulo (SP)

Flamengo x Botafogo: 21.545 no Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Fluminense x Vasco: 20.632 no Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: ESPN.com.br