Ginástica: Treinadora Larissa Salgado comenta situação da modalidade no Vasco

Domingo, 03/03/2013 - 10:14

Larissa Salgado, atenciosa, simpática e treinadora de um esporte que é pouco conhecido no Vasco da Gama, a Ginástica. São 8 anos de Clube e ela nos apresentou um pouco sobre o esporte que o Vasco foi pioneiro no Rio de Janeiro e um dos primeiros Clubes no Brasil a oferecer a prática do mesmo.

Estrutura

Para uma iniciação é maravilhosa. Nós temos todos os aparelhos bons, em bom estado para iniciação. Não temos aparelhos hoje para alto rendimento da Ginástica Artística. O Vasco é um dos únicos Clubes do Brasil que tem as três modalidades Olímpicas, a Rítmica, Artística e a de Trampolim. Na Ginástica de Trampolim, temos material bom, porém não temos altura na sala para que as meninas treinem a ponto de chegar ao alto rendimento. Na rítmica já tivemos o alto rendimento, mas foi caindo um pouquinho, devido às obras do Forninho e do outro ginásio. Voltamos agora ano passado, e esperamos voltar em breve em alto rendimento.

Quantos atletas e alunos estão inscritos na Ginástica do Vasco

Dados do ano passado, porque ainda estamos inicio de março e estamos voltando. Nas três ginásticas, temos uma média de 60 crianças. Federadas temos uma média de 36, 38 crianças.

Elas participam em sua maioria do Campeonato Estadual. Temos campeãs estaduais de Ginástica de Trampolim. Elas participaram do último campeonato em Volta Redonda, então temos campeãs estaduais. Na Rítmica e Artística, nós não participamos de nenhum campeonato ano passado.

A Busca por um patrocinador

Seria o ideal se conseguíssemos um espaço no Vasco, montar um ginásio de treinamento que pudesse ter as três modalidades de Ginástica. Treinarem juntas, cada um com seu professor, seus atletas, mas que o Ginásio pudesse ter as modalidades.

O Vasco é o pioneiro, um dos pioneiros da Ginástica do Brasil e o pioneiro no Rio de Janeiro. A gente acredita que por esse nome, o VASCO, ter esse nome, pode conseguir patrocínio sim. Claro, tem que melhorar estrutura, trazer atletas de alto rendimento para treinarem aqui ou até mesmo fazer os nossos atletas. Levar nossos atletas para a disputa dos estaduais, em Brasileiros e até mesmo representar e levar o nome do Vasco em campeonatos Mundiais.

Pouca divulgação prejudica a vinda de patrocínios

Qualquer patrocínio já é difícil, quando ficamos escondidos, então pior ainda. A busca de patrocínio acontece diariamente, mas como não temos resultados expressivos na Ginástica, fica difícil da gente conseguir esses patrocinadores.

Atletas de alto nível no Vasco

Até a nossa presidente da Federação de Ginástica, Andrea Jordão, ela foi atleta do Vasco da Gama, a primeira medalha dela foi no Club de Regatas Vasco da Gama. Tivemos atletas ícones no Brasil, na modalidade de Ginástica Artística. O nosso atual campeão brasileiro de Ginástica de Trampolim, o Ramírez, foi atleta do Vasco com convênio com o Colégio Militar. A gente teve atletas de alto rendimento em duas modalidades da ginástica, porém agora estamos só a nível estadual.

Como fazer parte da Ginástica do Vasco

Tem que vir até o Departamento Infanto-Juvenil –localizado abaixo das arquibancadas de São Januário, vizinho ao Ginásio principal- lá tem o quadro de horários para iniciantes, de idades diferentes. A Ginástica Artística e Trampolim é segunda, quarta e sexta, a Ginástica Rítmica é terça e quinta. Tem um desconto na matrícula se vier falar diretamente com a professora ou vier com indicação de alguém.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco