Bernardo Gandulla estaria completando 97 anos neste dia 1º de março

Sexta-feira, 01/03/2013 - 18:49

Há 97 anos, no dia 1º de março de 1916, nascia em Buenos Aires, capital da Argentina, o atacante Bernardo José Gandulla.

Vindo do Ferro Carril Oeste, Gandulla chegou para jogar no Vasco em 1939. Em virtude de uma série de complicações das legislações esportivas da época, o atacante não conseguiu ter uma sequência de jogos no Gigante da Colina.

Mesmo assim, o argentino entrou para história e fez aumentar a lista de papéis pioneiros desempenhados pelo futebol vascaíno em sua centenária trajetória. Como muitas vezes não estava jogando, Gandulla se destacou por correr atrás da bola toda vez que esta deixava as quatro linhas que delimitam o gramado. Fazia isso não apenas para seus companheiros cruz-maltinos, mas também para os times adversários, ganhando a simpatia de todos.

Em campo, o argentino não chegou perto de marcar seu nome na história do Gigante da Colina, como fizeram Ademir, Vavá, Roberto Dinamite, Edmundo e tantos outros. Mas a contribuição de Gandulla para o futebol brasileiro foi inestimável. Afinal, seu sobrenome designa os encarregados de buscar a bola fora dos campos até hoje.

Pródigo em derrubar paradigmas e preconceitos, o Vasco tem em Gandulla mais um dos personagens que fizeram o clube entrar para a história do futebol brasileiro.

Gandulla


Fonte: Site oficial do Vasco