Entre os clubes grandes do Brasil, Vasco é o 6º mais curtido no Facebook e o 7º mais seguido no Twitter

Quarta-feira, 20/02/2013 - 17:27

Se a torcida corintiana ainda perde para a do Flamengo no ranking dos times mais populares do Brasil, pelo menos na internet não existe nenhuma outra maior do que ela. Nas principais redes sociais da web – Facebook e Twitter -, o Corinthians dá um banho nos rivais e ganha disparado como o time mais popular do mundo virtual.

No facebook, são mais de três milhões de curtidas (precisamente 3.533.655 até às 15h desta tarde) e uma média de mais de mil compartilhamentos para cada imagem ou vídeo postado na página. Entre os 12 grandes do Brasil, somente o Flamengo chega perto dos números corintianos, ainda perdendo por quase 400 mil curtidas (um total de 3.141.880 pessoas curtem a página do clube carioca, considerado o mais popular do país em termos de torcida).

Sobre o maior rival, Palmeiras, a ‘vitória’ do Corinthians nas mídias sociais é de lavada. O time alviverde tem ‘apenas’ 1.373.891 curtidas em sua página oficial no facebook, cerca de dois milhões a menos do que o atual campeão mundial. No Twitter, essa diferença também é imensa, com o time alvinegro cultivando nada menos do que o dobro de seguidores que os rivais palmeirenses (1.298.043 contra 555.230).

Assim, nem São Paulo, nem Santos, nem o atual campeão brasileiro Flu, nem Vasco ou Botafogo, nem Cruzeiro ou Atlético-MG, nem mesmo Grêmio ou Internacional chegam perto do Corinthians em termos de popularidade nas mídias sociais. Nenhum desses citados acima consegue gerar tantos compartilhamentos, comentários, retweets ou qualquer outro tipo de interação com os torcedores virtuais como o time alvinegro consegue.

Uma simples imagem postada nesta quarta-feira com a frase “Hoje é dia de Corinthians”, por exemplo, teve mais de seis mil compartilhamentos (até às 15h de hoje) e rendeu 600 comentários. Até mesmo uma foto em homenagem ao aniversariante do dia, Douglas, publicada na segunda-feira foi compartilhada por mais de mil pessoas e recebeu mais de 1.500 comentários.

O "boom" das redes sociais

Na era das redes sociais, os clubes criaram suas contas nessas mídias para fortalecerem ainda mais o vínculo com o torcedor, que antes não tinha como se interagir com o time senão por meio do telefone, em tentativas que quase nunca davam certo. Com o surgimento do Twitter e do Facebook, as grande equipes brasileiras conseguem reforçar sua ‘marca’ na internet e incorporar outros torcedores nem tão fanáticos, mas que manifestam seu ‘amor’ pelo clube simplesmente curtindo uma página no Facebook ou retweetando uma mensagem.

O Corinthians, considerado o segundo time de maior torcida no Brasil, principalmente nos últimos anos, conseguiu levar sua popularidade no país também para as redes sociais e se tornou o ‘mais curtido’ nas principais mídias, como Facebook e Twitter. O clube, assim como os outros 11 grandes brasileiros, utiliza as contas na web para fazer comunicados oficiais aos torcedores, incentivar o apoio deles em algum determinado jogo e também ouvir dúvidas ou críticas.

Veja os números dos 12 grandes brasileiros no Facebook e no Twitter:



Fonte: ESPN.com.br