Juniores: Confira entrevista com Kadu Fernandes, zagueiro do Vasco

Quarta-feira, 20/02/2013 - 18:43

O Vasco acertou no último mês de janeiro a contratação do defensor Kadu Fernandes. O jovem de 17 anos chega para reforçar um dos setores mais carentes do time de juniores, que no início do ano perdeu Luan, Jomar e Matheus Batista. Os dois primeiros subiram para o time de profissional, enquanto o terceiro sofreu uma grave lesão no joelho durante o Campeonato Brasileiro sub-20.

O engraçado é que o mais novo zagueiro cruzmaltino conhece São Januário como poucos. Foi na Colina histórica que Kadu iniciou sua trajetória no futebol com apenas quatro anos de idade. Dois anos depois, aos seis anos de idade, o jovem foi aprovado num teste para a equipe de futsal do Vasco e passou a acreditar que poderia um dia defender o time profissional do seu clube de coração:

- Como todo menino, eu passei a sonhar e acreditar que poderia ser um jogador de futebol. Por ser vascaíno desde pequeno, foi a realização de um sonho para mim ter sido aprovado no teste. Passei a imaginar que poderia chegar ao profissional do Vasco um dia. Foi no Vasco onde tudo começou e de onde guardo boas lembranças - disse

Após brilhar no futsal vascaíno, Kadu foi transferido para o futebol de campo, na época para atuar como meio de campo. Apesar de não desempenhar um mau papel nessa função, o jovem foi deslocado para sua posição atual pelo fato do time estar precisando de um zagueiro. A escolha por Kadu se deu pelo fato do mesmo ser o maior jogador da categoria sub-11 no período em que a necessidade surgiu.

Como defensor, ele não decepcionou e se tornou destaque da equipe logo em sua primeira competição oficial. As boas atuações continuaram a acontecer e Kadu fechou o primeiro na categoria mirim, em 2007, como vice-artilheiro do time. O mesmo aconteceu em 2008, ano no qual se iniciou um novo ciclo na vida do defensor.

SAÍDA DO VASCO E PASSAGEM POR DOIS CLUBES TRICOLORES

Por conta de compromissos de trabalho, o pai do atleta foi obrigado a se mudar para a cidade de São Paulo no final de 2008. Tal fato provocou a saída de Kadu, que acertou sua transferência para o São Paulo. No tricolor paulista, o jovem conquistou um título mundial e logo se tornou uma referência do elenco.

O sucesso, porém, não foi suficiente para fazer Kadu esquecer o Vasco. Com saudades de São Januário, o jovem pediu ao pai e ao empresário para retornar ao Rio de Janeiro. Ambos até que tentaram atender ao pedido do defensor, mas ouviram um "não" do Gigante da Colina e foram obrigados a aceitar uma proposta do Fluminense:

- Fiquei bastante triste quando ouvi o não do Vasco, pois é um clube que eu tenho um grande carinho. Foi muito ruim quando eu soube que tinham fechado as portas para mim - afirmou.

A atitude do cruzmaltino deixou Kadu muito triste e abatido, porém o mesmo não demorou muito para dar a volta por cima. No tricolor das Laranjeiras, o zagueiro conquistou um Campeonato Carioca infantil e um Campeonato Carioca juvenil, chegando a ser inclusive vice-artilheiro do time nas duas competições. Apesar disso, o defensor acertou sua saída dos Fluminense no final do ano passado por conta do não cumprimento de alguns acordos acertados no momento da assinatura do contrato.

A VOLTA AO CLUBE DO CORAÇÃO

Com a saída das Laranjeiras, Kadu voltou a sonhar com um retorno ao Vasco. Apesar de ter ouvido um 'não' da última vez, o jovem pediu e os responsáveis por sua carreira voltaram a procurar o cruzmaltino. Para a alegria do jogador e de seus familiares, todos vascaínos, a resposta dada pela diretoria do Gigante da Colina foi positiva.

- Quando eu sai do Fluminense tinha duas proposta feitas por times de fora do Rio, mas eu queria dar preferência ao Vasco. Pedi para meu empresário e ele conversou com a diretoria do Vasco, que achou uma boa ideia me trazer de volta. Quando eu soube que a resposta era sim, fiquei muito feliz por estar tendo a oportunidade de retornar ao clube onde comecei - declarou.

BATE-BOLA COM KADU FERNANDES, ZAGUEIRO DO JUNIORES:

Conta um pouco sobre sua trajetória no futebol. Quando você chegou ao Vasco?

“Com quatro anos de idade meu avô e meu pai ficavam brincando de bola comigo, me ensinando a chutar a fazer gols na quadrilha que tinha perto da nossa casa. Com quatro anos resolveram me colocar na escolinha do Vasco em São Januário. Com seis anos eu fiz teste para o futsal do Vasco e passei. Mesmo sendo um ano mais novo, fiquei pouco tempo no salão, só ate o primeiro ano de pré-mirim. Na época, o Vasco tinha o projeto adaptação entre o campo e o salão. Comecei a fazer com o professor Oliveira e na época atuava como meia-direita. Teve um dia que fomos fazer teste lá no Cefan com o professor Zeíca contra a equipe mirim na época, eles tinham 13 anos e eu 10. Mesmo assim passei no teste. Recebi elogios do professor que me aprovou. No ano seguinte, já com o professor Álvaro, passei a jogar na zaga. Estranhei um pouco no início, mas hoje tenho que agradecê-lo (risos). Fui muito bem na primeira competição oficial e cheguei a ser um dos três destaques da equipe. Em 2008, no primeiro ano de mirim, fui vice artilheiro do time mesmo sendo zagueiro. No ano seguinte fui novamente um dos destaque do time e me firmei como zagueiro. No final do ano de 2008 fiquei sabendo que meu pai seria transferido pra São Paulo e que eu teria que acompanhá-lo. Sendo assim, deixei o Vasco e me apresentei ao São Paulo Futebol Clube, onde fui campeão mundial no Japão. Apesar do bom desempenho, senti saudades e pedi para o meu pai voltar para o Rio. Isso porque eu morava no centro de treinamento de Cotia. Falei com meu empresário para ver no Vasco se eu poderia voltar e ele recebeu a resposta de que eu não era bem-vindo. Foi quando o Fluminense se interessou pelo meu futebol e lá fui muito bem recebido. Fiquei três anos, de 2010 a 2012, e assinei meu primeiro contrato profissional. Fui campeão carioca infantil e campeão carioca juvenil, sendo vice artilheiro do time em 2011 e 2012. Mas no final do ano passado não cumpriram o que me prometeram e eu junto com minha família e empresário resolvemos pedir a rescisão de contrato, que foi negada pela diretoria. Depois de muita conversa conseguimos a liberação. No início do ano tive a noticia que minha volta paro Vasco era uma realidade. Fiquei feliz e aceitei na hora. Dia 27 assinei contrato com o clube. Estou treinando e pronto para voltar a jogar pelo Vasco”.

Quais as maiores dificuldades que você enfrentou? Quem sempre te apoiou?

“Ficar longe da família em 2009 quando atuava pelo São Paulo. Recebi apoio de toda minha família, principalmente meu pai Márcio, meu avô Carlinhos e meu empresário Evandro Ferreira”.

Por qual motivo você fez de tudo para retornar ao Vasco? É algo relacionado a seus familiares que são vascaínos?

“Comecei desde pequeno no Vasco, que é um clube pelo qual tenho muito carinho. Meu sonho sempre foi jogar na equipe principal do Vasco e jogar em São Januário com o estádio lotado. O fato da minha família ser toda vascaína”.

Você sempre atuou nessa posição? Quem foi o treinador responsável por ter colocar nessa posição? Como foi a adaptação?

“Não, comecei como meia-direita aos 10 anos de idade. No sub-11 o professor Álvaro necessitava de um zagueiro e eu era o mais alto da equipe. Ele conversou comigo e me disse que eu poderia ser um zagueiro diferenciado devido a minha qualidade técnica. A adaptação foi rápida, mas no início estranhei um pouco. Mas no final da Copa Rio Bonito sub-11 fui eleito o zagueiro destaque do campeonato”.

Quais são suas características, como você gosta de jogar?

"Sou um zagueiro técnico, veloz, forte na marcação e muito forte na bola aérea. Possuo facilidade de fazer gols. Também sempre fui batedor de pênaltis nas equipes que passei”.

Joga pelo lado direito?

“Tenho facilidade dos dois lados. Gosto de sair jogando e gosto de ir a frente para fazer gols”.

Como você recebido pelo grupo do Vasco e pelo técnico Sorato?

“Muito bem graças a Deus. Não tive problemas. A maioria dos atletas eu já conhecia e fui muito bem recebido pelo professor Sorato, Mauro Galvão e por toda comissão técnica”.

O que você espera dessa temporada pela equipe de juniores do Vasco?

“Espero aproveitar bem todas as oportunidades que me forem dadas. Estou me preparando para a realização do meu maior sonho: ser campeão em todas as competições que participarmos”.

O que representa o Vasco para você?

“Representa o passado, presente e o futuro. Minha grande oportunidade de profissional”.

Você pensa em alcançar o time profissional ainda neste ano? Quer fazer história no Vasco?

“É minha meta chegar à equipe principal ainda este ano e se possível virar ídolo do clube. Meu sonho é ser campeão mundial pelo Vasco e fazer um gol de cabeça na decisão”.

Que mensagem você deixaria para a torcida vascaína?

“Darei o meu melhor dentro de campo para conquistar o respeito e admiração dessa imensa torcida bem feliz”.

Nome Completo: Carlos Eduardo Oliveira Fernandes

Apelido: Kadu Fernandes
Data de Nascimento: 02/03/1995
Local de Nascimento: Rio de Janeiro-RJ
Altura: 1,87
Posição: Zagueiro
Contrato até o final de 2013

Com informações do programa 'Só dá Base/Só dá Vasco'

Kadu Fernandes, de 17 anos, zagueiro do time de juniores do Vasco


Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco